Autonomia universitária: Proifes se reúne com Andifes para discutir o processo de escolha de reitores

Andifes é responsável por ter elaborado um projeto de lei sobre o tema

Na tarde desta quarta-feira, dia 27, o Proifes-Federação, representado pelo seu presidente, professor Nilton Brandão, participou de reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O encontro teve como propósito a discussão de um projeto de lei elaborado pela Andifes que regulamenta o processo de escolha de reitores.

A reunião aconteceu em Curitiba, na sede da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e contou também com a participação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

O presidente do Proifes destacou o ataque sistemático e histórico contra a autonomia das universidades nos últimos anos reforçando que o fim da lista tríplice é uma defesa histórica do Proifes que, inclusive está na primeira versão da proposta de Lei Orgânica das universidades já entregue à Andifes em várias oportunidades e que avança em outros temas importantes.

“Acredito que, dada as divergências sobre temas polêmicos como a paridade nas eleições dos reitores, a proposta apresentada pela Andifes possui chances de avançar no congresso que temos, a Federação ver isso como positivo e está disposta a atuar na defesa da aprovação da pauta”, afirmou Nilton Brandão. No que diz respeito a paridade na eleição dos reitores, o Proifes pontua que esse é um tema que deve ser respeitado de acordo com a autonomia de cada universidade.

Fonte: Proifes-Federação