Nota de Pesar: falece Emiliana Simas, professora fundadora do curso de Psicologia da UFSC

Emiliana aposentou-se da universidade em 1996

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva, aos 94 anos, nesta quinta-feira, dia 10. Emiliana foi professora e fundadora do Departamento de Psicologia da UFSC, que divulgou uma nota lamentando a perda. Assinam a nota também o Programa de Pós-Graduação em Psicologia e a coordenação do curso, que destacam o pioneirismo e legado da docente, que “dedicou décadas à consolidação do curso de Psicologia nesta universidade, tornando-se uma das personalidades mais influentes da profissão em Santa Catarina”.

Emiliana cursou simultaneamente Filosofia, pela Pontificia Univerdidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e Direito, pela UFSC. Concluiu Filosofia em 1954 e Direito em 1956. Em 1960, ingressa na instituição como professora titular, meses antes que a UFSC se tornasse oficialmente uma universidade. Concluiu o Mestrado em Direito em 1980, mas nunca exerceu a advocacia, sua pesquisa tinha como foco a violência política.

A docência na área de Psicologia começou para Emiliana no Colégio Coração de Jesus. O registro de psicóloga veio após Emiliana fazer os exames necessários na PUC-RS, já que, na época, a profissão ainda não era regulamentada no País. De volta a Florianópolis, Emiliana resolve, juntamente com outros professores da UFSC, começar o planejamento de um Departamento de Psicologia. Em 1977, depois de anos de pesquisas, reuniões e uma recusa do Ministério da Educação, finalmente foi criado o primeiro curso de Psicologia do Estado. Foi uma grande vitória para ela e seus colegas, de acordo com informação da Cesusc.

“Como professora e educadora, deixou marcas indeléveis nos corações e mentes de inúmeros alunos e colegas. Sua paixão pelo conhecimento e dedicação à formação de gerações de psicólogos evidenciam sua importância não apenas como educadora, mas como uma guia e mentora para todos que tiveram a honra de cruzar seu caminho.”, escreve o Departamento.

A professora Emiliana atuou no Conselho Regional de Psicologia (CRP), onde foi conselheira de 1977 a 1983. O CRP lembra sua trajetória como pioneira da profissão em Santa Catarina e destaca sua atuação para organizar legalmente o exercício da psicologia no Estado. Além de sua atuação no CRP, Emiliana foi co-fundadora da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. “Seu legado é lembrado não apenas por suas realizações acadêmicas, mas também por sua compaixão, empatia e compromisso com o bem-estar humano.”, reflete a nota do Departamento de Psicologia da UFSC.

Emiliana aposentou-se da UFSC em 1996. Em 2012 recebeu o título de Doutora Honoris Causa, concedido pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc.

“Seu espírito viverá através daqueles que ela inspirou e orientou ao longo dos anos. Que possamos continuar a trilhar o caminho que ela ajudou a pavimentar, honrando seu compromisso com a excelência educacional e o avanço da Psicologia”, conclui a nota de pesar do Departamento de Psicologia.

As homenagens para Emiliana ocorrem nesta sexta-feira, dia 11, das 10 às 15h no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis.

A Apufsc-Sindical solidariza-se neste momento de dor com a família e os amigos de Emiliana.

Fonte: Notícias da UFSC