Nota de pesar: falece o professor Teodoro Rogério Vahl, um dos pioneiros da UFSC

Docente fez parte da equipe de João David Ferreira Lima, primeiro reitor da universidade

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Teodoro Rogério Vahl, aos 81 anos, ocorrido nesta quarta-feira, dia 16. O professor Vahl é um dos pioneiros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fez parte da equipe do primeiro reitor, João David Ferreira Lima. Teodoro Rogério Vahl era professor emérito da UFSC, título concedido em setembro de 2016.

O velório será realizado a partir das 19h desta quarta-feira na Capela D do Cemitério Itacorubi. O sepultamento está marcado para as 11h de quinta-feira, 17 de agosto.

Natural de Florianópolis, o professor Vahl foi admitido formalmente na UFSC em junho de 1962, no cargo de assistente jurídico (procurador federal) da Pró-reitoria de Pós-graduação. Aposentou-se deste cargo em março de 1991, mas desde 1970 era também professor titular da UFSC, lotado no Departamento de Ciências da Administração do Centro Socioeconômico (CSE). Foi professor até junho de 1997, quando se aposentou novamente.

“Era um dos ‘meninos do Ferreira Lima’, o ativo grupo que, juntamente com o nosso primeiro reitor, implantou a UFSC”, destaca o professor Sérgio Gargione, do Departamento de Engenharia Mecânica. Teodoro Rogério Vahl foi figura importante durante a fase de implantação e consolidação do Curso de Pós-graduação em Administração. Na gestão Stemmer, foi pró-reitor de Planejamento, antes desta pró-reitoria ser dividida duas (Administração e Planejamento).

Presente desde os primeiros momentos da Universidade, quando esta ainda funcionava no prédio da rua Bocaiúva, no Centro de Florianópolis, acompanhou diversas vezes o reitor Ferreira Lima em suas viagens à capital federal, que na época era o Rio de Janeiro.

Mais tarde, acompanhou também a transferência da instituição para o bairro da Trindade e viu surgirem os primeiros prédios e instalarem-se os primeiros cursos. No início da década de 1970, o professor Vahl foi convidado para assumir a Secretaria Executiva do Conselho de Reitores no Distrito Federal.

Ele era graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santa Catarina em 1966; doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Münster/Alemanha em 1978, e pós-doutor em Administração da Educação Superior pela mesma universidade em 1985.

A UFSC solidariza-se neste momento de dor com a família e os amigos do professor Teodoro Rogério Vahl.

Fonte: Notícias UFSC