Comissão de Legislação Participativa promove debate sobre autonomia universitária

Evento poderá ser acompanhado pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discute na nesta quarta-feira, dia 23, a autonomia das universidades brasileiras. As deputadas Ana Pimentel (PT-MG) e Natália Bonavides (PT-RN), que pediram a realização do debate, lembram que a Constituição assegura a autonomia universitária como um dos pilares fundantes do sistema de educação superior do País.

Assim, argumentam as deputadas, toda a legislação sobre atuação e regulação da atividade das universidades federais deve ser lida e interpretada com esse viés da autonomia.

Elas alertam, no entanto, que muitas propostas querem alterar a Lei 5.540/68 buscando, por exemplo, acabar com a indicação de reitores por lista tríplice.

Foram convidados para participar do debate, entre outros:

  •  a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Denise Carvalho;
  • a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcia Abrahão Moura Moura; e
  • o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Gustavo Seferian Scheffer Machado.

O seminário terá início às 15 horas, no plenário 3, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Fonte: Agência Câmara de Notícias