Fórum de Reitores articula emenda parlamentar coletiva para recomposição do orçamento das IFES

Reunião ocorreu nesta segunda-feira, dia 21, na Universidade Federal da Fronteira Sul

O Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de Santa Catarina reuniu-se nesta segunda-feira, dia 21, na Universidade Federal da Fronteira Sul, em Chapecó. O encontro teve como pauta a discussão de ações que serão encaminhadas de forma conjunta pelas instituições.

Participaram do encontro o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Marcelo Recktenvald, o vice-reitor da UFFS, Gismael Perin, a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, acompanhada da pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Fátima de Oliveira, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, acompanhado do chefe de gabinete, Bernardo Meyer, e o pró-reitor de Administração do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Aloisio da Silva Junior. Na ocasião, também foi apresentado o reitor eleito da UFFS, João Alfredo Braida.

De acordo com o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, um dos principais pontos discutidos na reunião foi o pedido de uma reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense para a solicitação de uma emenda coletiva para as universidades e institutos federais catarinenses. “Com certeza, essa reunião trará resultados inovadores para as instituições. Além disso, foi muito importante, pois também conhecemos o novo reitor da Fronteira Sul e fizemos sua integração ao Fórum”, afirmou.

A reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, pontuou que, além da articulação com a bancada catarinense, um outro encaminhamento importante foi o do Observatório da Educação de Santa Catarina. “É um trabalho desenvolvido entre o IFC e o IFSC que vai possibilitar que, através de dados, nós tenhamos indicadores para pensarmos o desenvolvimento regional em conjunto, desde a oferta de cursos, o compartilhamento de espaços, pensarmos pesquisas compartilhadas, ou seja, a cooperação efetiva entre as instituições”.

O pró-reitor de Administração do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Aloisio da Silva Junior, frisou a importância da reunião. “Esse tipo de organização é muito benéfica, pois muitas coisas podem ser resolvidas no âmbito de todas as instituições como, por exemplo, as questões orçamentárias. Acredito que a reunião cumpriu seus objetivos, produzindo um documento para o Fórum Catarinense, na busca pelas emendas parlamentares”.

Marcelo Recktenvald, reitor da UFFS, instituição mais interiorizada das integrantes do Fórum dos Reitores, considera uma honra ter acolhido essa reunião do fórum. “Trata-se de mais uma oportunidade de potencializar ações convergentes entre as instituições, especialmente para discutir soluções para os problemas comuns a todas IFES, com vistas à melhoria do sistema federal de educação catarinense”, concluiu.

Fonte: Notícias UFSC