Furb entrega últimos estudos ao MEC para federalização da universidade

Secretária de Educação Superior do ministério esteve em Blumenau nesta segunda-feira; Informação é do colunista Pedro Machado, da NSC

O Ministério da Educação (MEC) já está com toda a papelada nas mãos para avaliar a possível criação de uma nova universidade federal em Santa Catarina. A Universidade Regional de Blumenau (Furb), que há anos pleiteia a federalização, entregou nesta segunda-feira, dia 4, o último dos três estudos pedidos pela União, referente à análise do patrimônio da instituição. Outros dois, ligados à demanda por vagas públicas na região e à situação previdenciária dos servidores, já tinham sido apresentados.

A partir de agora, o MEC vai montar um grupo de trabalho para considerar aspectos jurídicos e orçamentários da proposta, disse a secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho. A comissão deve contar ainda com representantes de outros ministérios, como Planejamento, Fazenda e Gestão, além de membros da comunidade acadêmica. Essa análise vai apontar a viabilidade de expandir a oferta de ensino superior gratuito na região. Novas informações podem ser solicitadas após isso.

Denise esteve em Blumenau nesta segunda para conhecer as instalações tanto da Furb quanto da UFSC, em agenda articulada pela deputada federal Ana Paula Lima (PT). Segundo a secretária, era importante comprovar in loco que existe ensino, pesquisa e extensão ligados entre si, características essenciais das universidades públicas.

Leia na íntegra: NSC