UFSC recebe menção honrosa em encontro sobre boas práticas no campo da sustentabilidade

Universidade foi representada por Allisson Castro, biólogo da Coordenadoria de Gestão Ambiental, no VI National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil 2023

Uma das experiências de inovações e boas práticas no campo sustentabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu menção honrosa no “VI National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil 2023”. O evento é realizado anualmente nos países que possuem universidades participantes do ranking internacional de sustentabilidade universitária GreenMetrics. No Brasil, a sexta edição ocorreu na última quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e incluiu mesas-redondas, palestras, visitas técnicas, submissão de resumos e publicação nos anais.

A UFSC foi representada por Allisson Castro, biólogo da Coordenadoria de Gestão Ambiental. Ele apresentou dois trabalhos durante o evento de experiências que têm tido bons resultados na UFSC: “O Modelo de Combate à Dengue na UFSC” e “Estratégias para a Gestão do Abastecimento de Água em Campi Universitários”, o último deles recebeu menção honrosa na área temática “Água”.

Desde 2017, a UFSC tem desempenhado um papel ativo no índice GreenMetrics, que envolve a participação de 1050 universidades de 84 países. Em 2021, a UFSC alcançou a 631ª posição.

O GreenMetrics tem como principal objetivo promover a ideia de uma “Universidade Verde” por meio da medição e comparação da sustentabilidade em seis categorias de avaliação, todas adaptadas à realidade universitária. Essas categorias abrangem áreas cruciais como “Configurações do Campus”, “Energia e Mudanças Climáticas”, “Resíduos Sólidos”, “Água”, “Transporte” e “Educação”. O índice visa ressaltar a situação atual e as políticas de sustentabilidade adotadas pelas universidades em todo o mundo, incentivando os líderes acadêmicos a enfrentar desafios fundamentais, como as mudanças climáticas, a conservação de energia e água, a promoção da reciclagem de resíduos e a adoção de medidas sustentáveis de transporte.

Fonte: Notícias UFSC