Apufsc analisa proposta de sede no Flor do Campus

Saiba como estão as tratativas e leia os ofícios trocados entre Diretoria da Apufsc e Reitoria da UFSC

A Diretoria da Apufsc decidiu publicar no site do sindicado os ofícios trocados com a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre a sede do sindicato, para que filiados e filiadas estejam a par das negociações. Até o momento, além de reuniões, foi enviado um ofício pela Reitoria da UFSC, o ofício nº 401/2023/GR, que formaliza a proposta de que o sindicato passe a ocupar o prédio Flor do Campus. A Diretoria da Apufsc respondeu questionando os termos da cessão, por meio do nº 59/2023/Apufsc.

Leia os ofícios abaixo:

Histórico das negociações

Já na primeira audiência com a Reitoria da UFSC, que aconteceu no dia 6 de junho, a Diretoria da Apufsc se manteve firme em não desocupar o prédio atual sem que houvessem mais informações. A Diretoria exigia da equipe técnica responsável pela demolição uma explicação técnica, e da Reitoria propostas. Os filiados e filiadas queriam entender se realmente era necessária a demolição, e, se fosse, para onde a sede do sindicato seria realocada.

O assunto foi levado ao Conselho de Representantes (CR) no dia 5 de julho, que decidiu se posicionar contrário à demolição da atual sede. Numa nova reunião com a Reitoria, em 17 de agosto, desta vez com membros do CR além da Diretoria da Apufsc, o sindicato firmou sua posição. Foi nesta reunião que recebeu uma proposta da Reitoria: ocupar o prédio Flor do Campus, que fica ao lado do Núcleo de Educação Infantil (NDI).

A proposta também foi discutida em reunião do CR, no dia 22 de agosto, com apresentação do ofício nº 401/2023/GR, em que a Reitoria formaliza a oferta. O conselho se mostrou favorável à nova instalação, mas com ressalvas. Ainda era necessário entender as condições físicas do prédio, o valor que o sindicato deveria desembolsar na reforma, e os termos em que se daria a cessão do espaço. Para avaliar esses aspectos, o CR deliberou a criação de uma comissão. Com isso, já foram realizados três orçamentos para a recuperação do espaço físico e o setor jurídico da Apufsc está estudando também os termos do contrato de comodato para o uso do espaço.

Depois de algumas reuniões da comissão e da Diretoria, no dia 4 de setembro, o presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, enviou o ofício nº 59/2023/Apufsc à Reitoria questionando os termos da cessão. O documento pede informação do tempo de ocupação, regime do contrato a ser estabelecido e as condições para ocupação. O sindicato ainda aguarda a resposta.

Assim que as tratativas avançarem, a categoria será convocada a decidir.

Conheça o Flor do Campus:

Imprensa Apufsc