Reunião do Conselho de Representantes tem encaminhamentos sobre sede da Apufsc e condições de trabalho docente

Comissões serão formadas para tratar dos dois assunto. Veja os detalhes

A Apufsc-Sindical realizou na tarde desta segunda-feira, dia 21, a reunião de agosto do Conselho de Representantes. Na pauta do encontro, estavam informações sobre a atuação junto ao Proifes-Federação e dois assuntos que foram tratados na reunião com o reitor Irineu Manoel de Souza na última quinta-feira: as condições de trabalho docente e a sede do sindicato no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

No primeiro momento, o presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, passou a palavra para Carlos Alberto Marques, representante do sindicato junto ao Proifes e outros espaços, como o Fórum Nacional de Educação (FNE) e Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). Bebeto apresentou o relatório de um ano de atuação: a Apufsc esteve presente em 11 reuniões de Diretoria do Proifes, 6 reuniões do Conselho Deliberativo, 1 reunião do Conselho fiscal, além dos fóruns. O professor Fletes também ressaltou a atuação de representantes da Apufsc nos Grupos de Trabalho de Direitos Humanos e de Ciência e Tecnologia do Proifes. Os presentes que participam desses GTs compartilharam sua experiência.

Diretoria da Apufsc na reunião do CR (Fotos: Stefani Ceolla/Divulgação)

Na sequência, foram tratados os pontos relacionados à audiência com o reitor. Sobre as condições de trabalho docente, a secretária-geral da Apufsc, Viviane Heberle, relatou que Irineu respondeu a questões levantadas pelo sindicato no dossiê entregue à Reitoria em maio desse ano. O professor Raul Valentim, membro do CR que esteve na reunão, destacou que “a iniciativa da Apufsc deflagrou um processo bastante benéfico para a universidade dentro da Reitoria”. O diretor financeiro-adjunto do sindicato, Santiago Francisco Yunes, ressaltou que houve insistência da Diretoria para que essas respostas fossem dadas. Santiago também enalteceu os apontamentos do professor Raphael da Hora, do CR, na reunião com o reitor, sobre a necessidade de a universidade ter termos de referência prontos. “Nós, como entidade sindical, devemos continuar cobrando esse ponto”, defendeu.

Como encaminhamento, o professor Fletes sugeriu a criação de uma comissão de acompanhamento das condições de trabalho docente, formada por dois membros da Diretoria e três membros do CR. Os nomes indicados foram: Fletes eViviane pela Diretoria, e Raphael, Ubirajara Franco Moreno e Rodrigo Moretti pelo CR. Fletes ainda ressaltou que a comissão está aberta para outros representantes participarem.

Sobre a sede da Apufsc no campus Florianópolis, outro ponto da pauta com o reitor, Fletes relatou que, na manhã desta segunda-feira, a Reitoria enviou um ofício formalizando a indicação do prédio conhecido como Flor do Campus para ser ocupado pelo sindicato, e a formação de um grupo de trabalho para discutir a construção de um novo prédio para ser ocupado permanentemente pela Apufsc, em área a ser indicada pela Administração Central.

Se na reunião do mês de julho o posicionamento do CR foi contrário à demolição da sede, agora os participantes avaliaram que há pontos a se considerar. O primeiro deles é que, diferente do posicionamento da Reitoria na última reunião com o sindicato, agora existe a indicação de um local dentro do campus para que a Apufsc ocupe.

A partir da discussão entre os representantes, foi feito o seguinte encaminhamento: será criada uma comissão para avaliar o prédio Flor do Campus, em que termos se daria essa cessão, quais os possíveis investimentos que a Apufsc teria que fazer com essa mudança, além dos aspectos relacionados à construção de um novo prédio a ser ocupado permanentemente pelo sindicato. A partir da criação dessa comissão, cujos membros ainda estão sendo definidos, será feito um relatório, que deve ser apresentado ao CR. Depois disso, será convocado uma Assembleia Geral para deliberar sobre o assunto junto com a categoria.

O último assunto da reunião foi a eleição para o Conselho de Representantes. Nesta terça-feira, dia 22, iniciam as inscrições para eleição de aposentadas e aposentados.

Imprensa Apufsc