Conselho de Representantes da Apufsc se posiciona contra a demolição da sede do sindicato

A sede foi e é espaço de luta dos trabalhadores da educação há quase 50 anos

A reunião do Conselho de Representantes (CR) da Apufsc-Sindical realizada nesta quarta-feira, dia 5, foi marcada por duas discussões relevantes para a categoria docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O primeiro assunto de grande debate foi a situação estrutural da instituição. Professores narraram situações que vivenciam em diferentes centros de ensino, como estruturas físicas danificadas e sem previsão de reparo, conexão com a internet instável e insuficiente para o trabalho, e esvaziamento do campus Florianópolis. Outro assunto que mobilizou os membros do CR foi a demolição da sede do sindicato, prevista pela Reitoria para ocorrer ainda esse ano, junto com parte dos prédios do CFM.

O CR discutiu como reagir a essa ameaça de despejo e formas de dialogar com a Administração Central da UFSC. Os membros que participaram de maneira presencial e remota foram unânimes ao se posicionar de maneira contrária à demolição e ressaltaram a importância do prédio para a categoria. A sede foi e é espaço de luta dos trabalhadores da educação há quase 50 anos.

O encaminhamento do CR será enviado ao reitor Irineu Manoel de Souza por meio de ofício. A Diretoria da Apufsc ainda aguarda uma nova reunião com a Reitoria para discutir a questão.

Sobre as condições de trabalho relatadas pelos docentes, a Apufsc já elaborou e entregou ao reitor um dossiê sobre a situação de cada departamento, em cada campi da UFSC. Acesse o documento aqui. Como encaminhamento, a Diretoria sugeriu que membros do CR utilizem o espaço de Opinião no site da Apufsc para a publicação de artigos em que relatam a situação.

Imprensa Apufsc