UFSC firma parceria para apoiar projetos de logística e transporte do Ministério da Defesa

Acordo firmado envolve o Laboratório de Transportes e Logística da UFSC e a Chefia de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Ministério da Defesa assinaram protocolo de intenções com o objetivo de consolidar uma parceria na qual a Universidade poderá dar suporte a programas e projetos de interesse da Defesa Nacional, nas áreas de logística e transporte. O acordo envolve o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da UFSC e a Chefia de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

O protocolo foi assinado nesta terça-feira, dia 19, no gabinete da Reitoria. Participaram do ato o capitão de fragata Alan Freitas, representando o almirante de esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, Chefe de Logística; o reitor Irineu Manoel de Souza; o chefe de gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer; e os representantes do LabTrans Wellington Repette, coordenador geral, Antônio Venícius dos Santos, coordenador técnico de TI e Marciel Manoel dos Santos, administrador de projetos.

Um dos objetivos da parceria é o desenvolvimento de uma ferramenta de simulação computacional capaz de solucionar problemas logísticos complexos. A nova funcionalidade seria incorporada ao Sistema de Apoio à Decisão Logística e Mobilização de Defesa (SADLMD), segunda versão do Sistema Apolo.

As Forças Armadas buscam reestruturar e dar continuidade à evolução do sistema, aprimorando suas funcionalidades e incorporando modelos de inteligência artificial. O LabTrans desenvolverá um simulador capaz de realizar cálculos de custo e tempo para um cenário logístico, real ou simulado. Essa ferramenta poderia ser usada em planejamentos militares e nas apresentações de alto nível dos cenários militares.

“Como resultados, espera-se que o desenvolvimento dessa iniciativa se configure como solução para problemas hoje vigentes nos planejamentos. Tais recursos, portanto, deverão emprestar eficiência e conformidade às decisões estratégicas e aos planejamentos de emprego conjunto, além de acelerar o processo decisório”, destacou o coordenador do LabTrans, professor Wellington Longuini Repette, no documento de formalização da solicitação ao reitor.

Fonte: Notícias UFSC