Professora da UFSC ganha prêmio ‘Mulheres na Farmacologia no Brasil 2023’

Regina de Sordi foi premiada pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental na categoria Líder Emergente

A professora Regina de Sordi, do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ganhou o prêmio “Mulheres na Farmacologia no Brasil”, da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (Sbfte), na categoria Líder Emergente. Sua principal linha de pesquisa é o entendimento dos processos fisiopatológicos relacionados a doenças cardiovasculares e renais e a busca de novos alvos terapêuticos para a disfunção de órgãos associada ao trauma/choque hemorrágico e sepse/choque séptico.

Na categoria Líder, Regina Pekelmann Markus foi a vencedora, ela é professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e atua na área de cronofarmacologia, liderando grupos de mulheres nos estudos sobre câncer, depressão e alzheimer. Atualmente, ela desenvolve novas plataformas moleculares de ligantes seletivos e mistos de receptores de melatonina com enfoque nessas áreas.

As farmacologistas foram premiadas em uma cerimônia realizada nesta terça-feira, dia 26, às 15h50, durante o Congresso Anual da Sbfte (Foz do Iguaçu, PR).

A premiação foi criada pela Diretoria e Conselho Deliberativo da (Sbfte), com patrocínio da Eurofarma, com o objetivo de reconhecer bianualmente mulheres que fazem tanto pesquisa científica quanto tecnológica ou de inovação e que contribuem na formação de recursos humanos, na divulgação e no empreendedorismo na área de Farmacologia.

Fonte: Notícias UFSC