Municípios catarinenses elegem conselheiros tutelares neste domingo; saiba como votar

Cidadãos maiores de 16 anos e com título de eleitor regularizado podem votar

Eleitores de todos os municípios brasileiros poderão comparecer às urnas no próximo domingo, 1º, para escolher seus representantes nos Conselhos Tutelares. Em Santa Catarina, haverá votação nos 295 municípios, das 8h às 17h.

Para votar, é preciso estar em situação regular com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho. Basta comparecer a algum dos pontos de votação levando o título de eleitor e um documento oficial com foto. Os locais de votação podem ser acessados neste link. Já a lista de candidatos está disponível aqui.

O processo é similar ao de outras eleições, com votação em urnas eletrônicas em 243 municípios catarinenses. Os outros 52 municípios terão votação com urna de lona. Diferentemente das eleições municipais, estaduais e federais, a participação do eleitor é opcional.

As eleições para Conselho Tutelar são organizadas pelas Comissões Especiais de cada cidade. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) presta suporte logístico e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) é responsável pela fiscalização.

:::: Leia também: A eleição do ano, por Paulo Horta, Maria Odete, Makeli Lusa e Rogério Portanova

Votação nos municípios onde Apufsc tem sede

Na capital catarinense, Florianópolis, 30 candidatos estão concorrendo a 20 vagas de conselheiros. As eleições acontecem em quatro locais. Em Joinville, maior município do estado, são 70 candidatos para 25 vagas.

Em Araranguá, são 17 candidatos para cinco vagas, e a votação será no Colégio Murialdo, localizado na Av. 7 de Setembro n° 2438. Em Blumenau, 40 candidatos concorrem a 15 vagas, e as votações acontecem em 28 locais. Já em Curitibanos, são cinco locais de votação e 13 candidatos para cinco vagas.

Imprensa Apufsc, com informações do TRE-SC