Florianópolis tem alerta contra surto de Hepatite A

Cidade teve 113 casos neste ano, número nove vezes maior que o de 2022, conforme NSC Total

A prefeitura de Florianópolis emitiu um alerta para um surto de Hepatite A na cidade, com 113 casos registrados do início do ano até o final de setembro. Em 2022, a doença acometeu 11 pessoas na cidade, segundo a Vigilância Epidemiológica municipal. Ou seja, o número aumentou mais de nove vezes.

A Hepatite A é uma infecção causada pelo vírus A (HAV) da hepatite, também conhecida como “hepatite infecciosa”, de acordo com o Ministério da Saúde. Ela é uma doença de caráter benigno na maioria dos casos, mas o agravamento dos sintomas e o risco de morte aumentam conforme a idade do paciente.

Os sintomas iniciais incluem fadiga, mal-estar, febre e dores musculares, que podem ser seguidos de mau-estar gastrointestinal. O paciente ainda pode chegar a uma fase da doença em que fica com a pele e os olhos amarelados (icterícia), logo depois de começar a apresentar a urina escurecida. Os sintomas aparecem de 15 a 50 dias após a infecção e duram até dois meses, ainda segundo o Ministério da Saúde.

O modo de transmissão da Hepatite A é pela via fecal-oral. No surto de Florianópolis, a Secretaria Municipal de Saúde (SES) identificou que o principal meio de contaminação tem sido o contato sexual desprotegido entre homens, ao praticarem sexo oral-anal ou sexo anal sem preservativo.

Leia na íntegra: NSC Total