UFSC suspende aulas e atividades administrativas presenciais em Florianópolis, Blumenau e Araranguá nesta segunda-feira

Decisão motivada pelas chuvas que atingem Santa Catarina foi comunicada pela Administração Central e direções dos campi. Docentes podem decidir se aulas serão remotas ou adiadas para posterior reposição

As fortes chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina nos últimos dias provocaram inúmeros transtornos em vários setores do campus da Universidade Federal de SC (UFSC) na Trindade, em Florianópolis. Diante disso, a Administração Central informou no início da noite deste domingo, dia 8, que as atividades acadêmicas e administrativas presenciais estarão suspensas nesta segunda-feira, dia 9. Apenas os serviços essenciais e atividades inadiáveis devem ser mantidos.

Segundo a Administração Central, o Restaurante Universitário (RU) da Trindade terá funcionamento normal nesta segunda-feira.

Na segunda-feira, após avaliação dos ambientes internos e demais estruturas da UFSC, a Reitoria irá emitir comunicado sobre a retomada das atividades presenciais em Florianópolis.

Os servidores deverão realizar suas atividades de forma remota e alguns poderão ser convocados, de acordo com as necessidades, a colaborar na avaliação dos ambientes, para subsidiar a tomada de decisão sobre o retorno às atividades presenciais.

Suspensão das atividades também em Blumenau e Araranguá

Alinhado com a decisão da Prefeitura de Blumenau em suspender as atividades da rede pública de ensino em função das cheias do Rio Itajaí-Açu, o campus de Blumenau da UFSC também comunicou que suspende todas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais nesta segunda-feira.

A direção recomenda que os docentes utilizem o sistema Moodle para realização de atividades acadêmicas alternativas e complementares para minimizar os prejuízos com a suspensão de atividades de ensino, quando viáveis. Na mesma linha, recomenda aos servidores a compensação de trabalho de forma remota, entendendo as dificuldades e especificidades do momento, principalmente a possível falta de energia elétrica em alguns pontos da cidade.

O Restaurante Universitário (RU) funcionará normalmente. Os estacionamentos dos Blocos A e B, na Sede Acadêmica, estão disponíveis para quem precisar deixar os seus veículos, já que estão em uma área livre da enchente.

Em Araranguá, a direção do campus emitiu ofício ainda na sexta-feira informando a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos dias 7, 8 e 9. A necessidade da ação se dá pelas condições climáticas previstas para os próximos dias, de acordo com as previsões da Defesa Civil.

As atividades administrativas deverão ser executadas de forma remota, com os atendimentos sendo realizados por meio dos canais institucionais habituais. Fica a critério de cada docente suspender as as aulas e repô-las em momento oportuno, ou combinar com as suas turmas para a ministração na modalidade remota.

Imprensa Apufsc