PEC da reforma administrativa quer “punir servidores”, diz ministra da Gestão

Eshter Dweck afirma que projeto ameaça segurança do Estado; grupo técnico do governo federal debate tema, destaca o Poder 360

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP), Esther Dweck, afirmou nesta quarta-feira, dia 18, que o projeto de reforma administrativa (PEC 32/20) que tramita na Câmara dos Deputados visa a “punir os servidores públicos” e ameaça a segurança do Estado brasileiro ao discutir a estabilidade de carreiras públicas.

“O projeto que está lá [no Congresso Nacional] sugere uma perda da estabilidade, com um foco muito grande em punir os servidores. Para a gente, a estabilidade não é uma proteção ao servidor, mas ao Estado brasileiro. A lógica da estabilidade foi pensada desde o início, depois da ditadura militar, para evitar qualquer tipo de perseguição a servidores que denunciem irregularidades no serviço público”, declarou Dweck em entrevista ao programa “Bom dia, ministro”, da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação).

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou na segunda-feira, dia 16, a Câmara Técnica de Transformação do Estado. O objetivo é discutir com a sociedade civil medidas relacionadas a mudanças na estrutura do Estado. O grupo é formado por 17 integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o chamado Conselhão, e 10 convidados. O ministério de Dweck integra o grupo.

Leia na íntegra: Poder 360