Cineclube 757 exibe documentários “Gritos do Sul” e “Uma história de silêncios”

Além da exibição, haverá debate com as diretoras

O Cineclube 757 exibe nesta segunda-feira, dia 6, às 18h30, os documentos “Gritos do Sul”, de Fahya Kury Cassins, e “Uma história de silêncios”, de Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos. Além da exibição, haverá debate com as diretoras. O evento ocorre no Teatro Carmen Fossari, nas proximidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Gritos do Sul

Brasil, 2021: pandemia e a ascensão do fascismo na região Sul. Maíra, Eduardo e seu bebê decidem passar alguns dias em um chalé na serra. Ao chegarem lá, conhecem o casal proprietário do local, e seu filho, enquanto se dão conta que caíram em uma armadilha de um grupo radical.

Uma história de silêncios

O documentário “Uma história de silêncios”, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da UFSC, foi um dos três trabalhos reconhecidos pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog. O filme discute como o nazismo, banido e condenado internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, fez e faz parte da história de Santa Catarina.

Sobre o Cineclube 757

O Cineclube 757 é idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professores da Apufsc-Sindical e membros do Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. No primeiro semestre de 2023, foi realizado o ciclo sobre fascismos, com exibição de filmes e debates. No segundo semestre, o novo ciclo será focado em cinema e direitos humanos.

Imprensa Apufsc