Professor da UFSC recebe prêmio por trabalho que relaciona Inteligência Artificial e atividade física

Thiago Mathias recebeu premiação de Melhor Trabalho Científico durante o Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde

O professor Thiago Matias, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (DEF/UFSC), recebeu o prêmio de Melhor Trabalho Científico durante o Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, realizado em Garopaba, de 25 a 28 de outubro. A comunicação oral – com o título “Will Artificial Intelligence reveal a covered reality or the preconceived notions of physical activity? The ChatGPT paradox” (“A Inteligência Artificial revelará uma realidade encoberta ou as noções preconcebidas de atividade física? O paradoxo ChatGPT”, em tradução livre) –relaciona atividade física com inteligência artificial.

O trabalho destaca a importância das teorias na compreensão da saúde, enfatizando que a ausência delas pode dificultar a implementação de ações e políticas efetivas, inclusivas e impactantes na sociedade. “O estudo evidencia que a inteligência artificial tem a capacidade de penetrar camadas mais profundas na compreensão da realidade, desafiando preconceitos e contribuindo para os avanços na promoção da saúde, quando são consideradas bases teóricas na investigação.”

Matias é professor dos Programas de Pós-graduação em Educação Física e em Saúde Coletiva, é também líder do Grupo de Pesquisa em Motivação e Movimento Humano e autor da teoria “The Unifying Theory of Physical Activity”.

Fonte: Notícias UFSC