Aposentados discutem ideias de projetos para a categoria na Apufsc

Conversa aconteceu durante reunião do Programa de Ativação de Aposentados do sindicato

Na tarde desta terça-feira, dia 28, o Programa de Ativação de Aposentados (PAA) da Apufsc-Sindical realizou mais uma reunião, na sede do sindicato no edifício Max & Flora. Coordenado pelo professor Raul Valentim, o grupo discutiu ideias de projetos para os aposentados e aposentadas que podem ser implementadas pela entidade. O presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, esteve presente no encontro.

Logo no início da reunião, Fletes enfatizou que o PAA surgiu com o intuito de estimular que os aposentados “revejam sua energia para contribuir com a universidade e os docentes ativos”. Raul Valentim complementou que a atividade também visa integrar aposentados de diferente áreas, já que segundo ele a universidade enfrenta um sério problema de fragmentação de informações.

Para o coordenador do Programa, as graduações deveriam ter maior intercâmbio de conhecimentos em pesquisas com objetos em comum, por exemplo. Por isso, a proposta desta edição do PAA era debater sobre complementaridades e interações entre o Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) e o Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Como entre os presentes apenas Raul Valentim era do CTC e Armando Fiuza do CFM, o grupo acabou discutindo possíveis projetos que possam ser desenvolvidos pelo sindicato, em benefício dos aposentados e aposentadas. O ex-presidente da Apufsc Carlos Woloswki Mussi destacou que como mais de 50% dos filiados e filiadas não estão mais na ativa, é preciso olhar com atenção para eles. Ele sugeriu que a Apufsc crie um grupo de assistência para visitar os aposentados com algum problema de saúde ou vulnerabilidade.

Harrysson Luiz da Silva também acredita que um programa que vise a integração psicossocial entre a categoria seria benéfico. Ele lembrou que durante a pandemia a UFSC teve uma alta procura de atendimentos psicológicos e pontuou que “para muitos, se perdeu o sentido de finalidade e isso reflete no desinteresse, de certa forma, tanto fora da universidade, quanto dentro, por professores, servidores e alunos”. No mesmo sentido, Armando Fiuza, propôs que a Apufsc faça convênios com entidades socioculturais. Propostas continuarão sendo discutidas no Programa.

Encontro durou pouco mais de uma hora (Fotos: Karol Bernardi/Apufsc)

Imprensa Apufsc