Cinzas do professor Erni José Seibel viram árvore no Bosque do CFH

Cinzas foram misturadas com a terra usada para o plantio de uma pitangueira em cerimônia promovida pela Direção do CFH, Gabinete da Reitoria e familiares

No último sábado, dia 2, amigos, familiares, ex-colegas e ex-alunos do professor Erni José Seibel, falecido em fevereiro de 2022, se reuniram no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para uma cerimônia de homenagem póstuma. No evento, as cinzas de Seibel foram misturadas com terra e usada para o plantio de uma pitangueira, com o objetivo de eternizar o professor no local. A cerimônia foi promovida pela Direção do CFH, em parceria com o Gabinete da Reitoria, Departamento de Sociologia e Ciência Política, do qual Seibel fez parte, e familiares.

Além do plantio, os presentes falaram de suas memórias com o professor. “Serás sempre lembrado pelo teu amor à família, aos amigos, aos colegas, aos alunos. Serás lembrado pela ética, pela retidão de caráter, pelo senso de justiça e de equidade”, em nome da família, seu irmão Paulo Renato Seibel proferiu um discurso de homenagem. Também estavam presentes os irmãos Eliane Terezinha Seibel dos Santos, Ana Maria Seibel Scolari e Rogério Reinaldo Seibel. “Tuas cinzas repousarão neste campus, neste bosque tão exuberante, neste espaço tão cheio de simbolismos […] árvore que aqui plantaremos como símbolo de essência da vida para honrar a tua memória e o teu descanso em meio à natureza. E assim como uma árvore é essencial à vida, foste essencial para as nossas vidas!”

O diretor do CFH, Alex Degan, relembrou o importante papel que Seibel teve para sua unidade de ensino, enquanto docente, orientador, pesquisador e, principalmente, como pessoa. Contou que a pitangueira “continuará oferecendo frutos e nutrindo nossa comunidade, como bem fez o professor Erni Seibel.” O reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, destacou a trajetória e a presença carinhosa e humana do professor Seibel.

A Apufsc-Sindical foi representada pelo seu presidente, José Guadalupe Fletes, que também prestou suas homenagens. “Uma singela homenagem, mas muito significativa, carregada de muitas emoções por parte dos familiares, amigos e colegas. Parabéns aos organizadores e à dedicação expressa do Gilmar [amigo e ex-colega de Seibel no CFH]! Erni José Seibel, presente!”

Fletes, enquanto professor de estatística, também deu ênfase à contribuição acadêmica do professor Seibel em relação aos métodos quantitativos aplicados à Sociologia e à Ciência Política. Além disso, destacou as questões sociais e culturais das quais Seibel se dedicou depois de aposentado e, principalmente, a relação que ele tinha no meio universitário, onde “incansavelmente participou de todas as atividades que diz respeito à categoria, às lutas e à qualidade acadêmica.”

Fotos: Arquivo Pessoal

Sobre Seibel

Erni José Seibel foi professor na UFSC por mais de 30 anos, entre 1978 e 2009, no Departamento de Sociologia e Ciência Política. Foi um dos fundadores do Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas (NIPP), onde continuou atuando como voluntário após sua aposentadoria. Sua área de pesquisa era a Administração, com ênfase em organizações públicas, políticas públicas, administração pública, cultura política e indicadores sociais. Seibel faleceu em fevereiro de 2022, aos 70 anos, em decorrência da Covid-19.

O professor é lembrado pelos colegas e amigos como uma referência em sua área e uma pessoa apaixonada pela universidade pública. Filiado à Apufsc-Sindical, também foi atuante no movimento docente da UFSC. À época, na nota de pesar, colegas e amigos prestaram suas homenagens por escrito.

Imprensa Apufsc