Assinado contrato de locação da nova sede do campus da UFSC em Blumenau

Novo endereço fica no bairro Salto do Norte, em frente ao Terminal do Aterro

Foi assinado no dia 28 de dezembro o contrato de locação da nova sede do campus de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O documento foi assinado digitalmente pela reitora em exercício Joana Celia dos Passos e o extrato da dispensa de licitação foi publicado no Diário Oficial da União do dia 29 de dezembro. O novo endereço da UFSC Blumenau será na Rua Engenheiro Udo Deeke, 485, no bairro Salto do Norte, nas antigas instalações da Uniasselvi, em frente ao Terminal do Aterro.

Terreno do novo campus conta com 395 vagas de estacionamento demarcadas, com potencial de elevação para 455 (Foto: UFSC/Divulgação)

A nova sede conta com três edificações, todas em um mesmo terreno: uma de dois pavimentos, uma de cinco pavimentos, e o Teatro Michelangelo, totalizando 13.920,05 metros quadrados. A estrutura tem ainda 395 vagas de estacionamento demarcadas, com potencial de elevação para 455. O contrato de aluguel é de 60 meses.

Além de ser uma estrutura maior, a mudança para a nova sede trará economia aos cofres públicos. No novo contrato, o aluguel mensal será de R$ 180 mil. O valor dos contratos atuais do campus de Blumenau, formado pelos Blocos A, B e C, com área de 6.614,26 metros quadrados, somam R$ 202.384,06.

Para o diretor da UFSC Blumenau, Adriano Péres, a mudança trará diversas vantagens para o campus. “A principal delas é que iremos dobrar a nossa área construída e diminuir o valor do aluguel. Além disso, estaremos verdadeiramente em um campus universitário, ou seja, um ambiente com todas as atividades integradas. Teremos uma quadra coberta que proporcionará um ambiente para a prática esportiva de estudantes e servidores. E ainda o Teatro Michelangelo, com capacidade para quase 1.200 pessoas, que será palco de grandes eventos como formaturas, seminários e congressos”, comemora.

Melhoria e ampliação

Adriano conta que, com a conquista da nova sede, foi possível aumentar a área de vários laboratórios já existentes no campus, bem como criar novos. As novas salas de aula serão mais amplas e em maior quantidade que hoje. A biblioteca aumentará a área disponível de atendimento, terá salas específicas para estudos e funcionará em um ambiente bem mais arejado e com iluminação natural. Os setores administrativos terão melhor distribuição e serão alocados próximos uns aos outros, proporcionando maior integração.

“Teremos, também, salas para atendimentos específicos e para uso em videoconferências, coisa que hoje não possuímos. Os coordenadores de curso de graduação e chefes de departamento terão ambientes específicos para atendimento com maior conforto. Será criado um miniauditório para usos mais específicos como defesas de dissertações e apresentações de TCC, além da criação de uma sala específica para atendimento de monitorias e grupos de estudos”, revela o diretor.

O campus contará ainda com um ambiente para convivência, onde será instalado o novo Restaurante Universitário (RU) e uma lanchonete. “Atenderemos uma demanda antiga das servidoras e estudantes mães com a criação de uma sala de amamentação e fraldário. Haverá espaços específicos para empresas juniores, atlética e centros acadêmicos. Sem contar as vagas de estacionamento, que proporcionarão maior conforto para servidores, estudantes e usuários esporádicos”, conta Adriano.

::: A alocação completa dos ambientes da nova sede pode ser conferida aqui

Próximos passos

O contrato de locação prevê a ocupação do imóvel de forma escalonada, em etapas, a partir da finalização das adequações que serão realizadas pelo locador. “A mudança de um campus universitário é complexa, não se faz em um dia, e envolve todo um planejamento de novas licitações para a instalação de rede lógica, serviços de limpeza e conservação, concessão do RU, manutenções prediais, o próprio serviço da mudança, entre outros. Assim, não temos uma previsão exata de início para a mudança. Para se ter uma pequena ideia, hoje possuímos mais de 100 aparelhos de ar condicionado instalados que tivemos de fazer uma licitação para prever a desinstalação, manutenção, transporte e a instalação nos novos ambientes. Essa operação é demorada e minuciosa”, exemplifica o diretor.

Adriano conta ainda que, antes de iniciar a mudança, é necessário que a rede lógica esteja instalada e funcionando. “Começaremos a mudança pelos setores mais fáceis e tentando interferir o mínimo possível nas atividades acadêmicas. Os laboratórios deverão ser transferidos durante o intervalo entre o primeiro e o segundo semestre, nos meses de julho e agosto. Queremos iniciar o segundo semestre de 2024 na nova sede com a maior parte das estruturas já em funcionamento, se tudo que estamos planejando der certo”, afirma.

Para o futuro, a UFSC Blumenau já planeja a compra do imóvel. “Estamos negociando com os proprietários a respeito de uma proposta e com a Reitoria uma forma de sensibilizar o Ministério da Educação (MEC) sobre a aquisição, para termos a nossa tão sonhada e definitiva sede própria”, finaliza Adriano.

Fonte: Notícias UFSC