Como um curso da UFSC se tornou o melhor do Brasil e com “alto padrão internacional”

Um conjunto de diferenciais colocam a Engenharia Mecânica como o melhor das universidades federais e um dos reconhecidos globalmente, diz colunista da NSC

A maior nota do vestibular 2024 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi de um estudante que ingressou no curso de Medicina, com 91,36 acertos. A maior nota para fazer o curso mais famoso da instituição, o de Engenharia Mecânica, reconhecido no Brasil e exterior, chegou a 83,53 acertos, conforme resultados divulgados nesta quinta-feira, dia 11, pela instituição. Mas como um curso da UFSC da área de exatas, voltado à tecnologia, conquistou e mantém esses reconhecimentos?

No Brasil, essa posição destacada acontece há décadas pelo Ranking Universitário Folha (RUF). O último, divulgado no fim de novembro passado, elegeu novamente a Mecânica da UFSC como a melhor entre as de universidades federais do país, atrás apenas de dois cursos estaduais de São Paulo, os da USP e Unicamp.

Professor Sérgio Gargioni (E), o presidente do Crea-SC, Kita Xavier (D) e outras lideranças, com o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza (ao centro), durante o 27º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, em Florianópolis (Foto: NSC Total/Divulgação)

Sobre o reconhecimento internacional, além de ter ex-alunos na liderança de grandes multinacionais, a instituição desenvolve muitos trabalhos científicos em parceria com pesquisadores do exterior. Uma prova disso foi o 27º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (Cobem), realizado na primeira semana do mês passado, em Florianópolis.

Leia na íntegra: NSC