Censo Escolar mostra aumento de matrículas em SC, mas evasão acima da média nacional

Desistência de alunos no ensino médio é problema histórico e motivou programas federais como o Pé de Meia, anunciado em janeiro, conforme o NSC Total

O número de matrículas aumentou nas redes municipais e privada de ensino no último ano em Santa Catarina. O volume de estudantes em escolas geridas pelos municípios e nas particulares cresceu 3% e 4%, respectivamente. Em contrapartida, a quantidade de alunos na rede estadual teve queda de 1%. Os números são do Censo Escolar 2023, divulgados nesta quinta-feira, dia 22, pelo Ministério da Educação (MEC).

No total, 1,7 milhão de estudantes estavam matriculados em alguma unidade de ensino no ano passado, seja municipal, estadual, federal ou particular. O estado teve um aumento de 2% no número de matrículas em relação a 2022. O Censo Escolar traz indicadores também sobre evasão escolar, idade dos alunos em cada série que frequentam e ensino em tempo integral.

Santa Catarina ainda registrou o oitavo maior índice de evasão no Ensino Médio do país. Entre 2020 e 2021, dados mais recentes divulgados pelo Censo Escolar 2023, a taxa foi de 6,8%. O número é menor do que os 8,2% registrados no período imediatamente anterior, mas ficou acima até mesmo da média nacional, que é de 5,9%.

Leia na íntegra: NSC