Jornalistas da Apufsc-Sindical têm trabalhos reconhecidos no 3° Prêmio da Associação Catarinense de Imprensa

Stefani Ceolla ficou em 2° lugar na categoria Áudio e Karoline Bernardi em 3° lugar em trabalho universitário

As jornalistas da Apufsc-Sindical, Stefani Ceolla e Karoline Bernardi, foram reconhecidas no 3° Prêmio ACI Osesc de Jornalismo. Realizada pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), a cerimônia de premiação ocorreu na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) na noite desta terça-feira, dia 27.

Stefani, que coordena a equipe de Comunicação da Apufsc-Sindical, ficou em 2° lugar na categoria Áudio com a Série Especial sobre Literatura Catarinense produzida pelo Posfácio Podcast, realizado por ela e pela jornalista Carol Passos desde 2021. A série pode ser ouvida na íntegra aqui.

Em 1° lugar na categoria ficou o trabalho “É de papelão, Jorge?”, da V Vale, e em 3° lugar “Violência contra a mulher: está na hora de romper esse ciclo”, da Rádio Peperi.

O Posfácio Podcast, produto do Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio, é um projeto de jornalismo cultural dedicado a falar sobre literatura de maneira descomplicada. No ano passado, foi selecionado pelo programa Acelerando Negócios Digitais, do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e da Meta, e pelo GNI Startups Lab, programa de aceleração do Google com foco em novos negócios de jornalismo independente.

Carol Passos e Stefani Ceolla, do Posfácio Podcast, recebendo a premiação (Foto: ACI/Divulgação)

Stefani Ceolla tem quase 15 anos de atuação como jornalista, com passagem por redações dos principais jornais de Santa Catarina e pela sociedade civil organizada. Há dois anos faz parte da equipe da Apufsc-Sindical.

Trabalho sobre Constelação Familiar premiado

A reportagem “Laços de Família: A presença polêmica da Constelação Familiar nas instituições públicas brasileiras”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Karoline Bernardi e Jullia Gouveia, ficou em 3° lugar na categoria Universitário. A reportagem pode ser conferida na íntegra aqui.

O trabalho de Karol e Julia já havia sido reconhecido anteriormente no Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca 2023 na categoria Universitária. Além disso, a reportagem foi publicada pela Agência Pública no ano passado. O TCC foi orientado pela professora Stefanie C. da Silveira.

Karol Bernardi está na Apufsc há quase três anos: foi estagiária do setor de Comunicação e hoje é jornalista do sindicato.

Karol Bernardi (a segunda da esquerda para a direita) entre as vencedoras na categoria Universitário (Foto: Vicente Schmitt/Agência AL)

Em 1° lugar na categoria Universitário ficou o documentário “Uma História de Silêncios”, de Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, que discute a ascensão de casos associados à ideologia nazista no estado, e também é resultado de TCC do curso de Jornalismo da UFSC. O filme já foi exibido pelo Cineclube 757, do qual a Apufsc é uma das organizadoras. Em 3° lugar na categoria, ficou o trabalho “As cicatrizes de um sequestro eterno”, de autoria de Caroline Valnier Sartori pela UniSatc.

Yan Boechat, egresso da UFSC é homenageado

Yan Boechat (Foto: Divulgação)

Esta edição do Prêmio teve como homenageado Yan Boechat, formado em Jornalismo pela UFSC, com mais de 20 anos de experiência nos principais veículos de comunicação do país. O profissional atuou em diversas áreas de cobertura, como economia, política e geopolítica, e ganhou grande destaque pelas coberturas realizadas em áreas de conflito no Oriente Médio e na África. Boechat tem em sua bagagem profissional prêmios como o Vladimir Herzog.

Ele não pode participar presencialmente da premiação pois, neste momento, está cobrindo a guerra na Ucrânia, mas enviou um vídeo que foi exibido no evento.

::: Confira a lista completa de premiados aqui

Imprensa Apufsc
Com informações da ACI