Governo federal fará sábado de mobilização contra dengue

Conscientização e eliminação de criadouros casa a casa são medidas necessárias, mas com efeito limitado, dizem especialistas à Folha

O Ministério da Saúde prevê para este sábado, 2, um dia de mobilização nacional para reforçar as ações de combate ao vetor do mosquito da dengue. De acordo com a pasta, 75% dos focos do Aedes aegypti estão dentro dos domicílios. Por isso, a iniciativa deve ser concentrada em campanhas educativas e visitas porta a porta por agentes de saúde.

Segundo painel de monitoramento do governo, o país já registrou 1.017.278 casos prováveis de dengue e 214 mortes confirmadas pela doença em 2024. Com taxa de incidência de 501 casos por 100 mil habitantes, a situação do país já é considerada epidêmica segundo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) – acima de 300 casos a cada 100 mil habitantes.

Em entrevista para a Folha, especialistas dizem que promover o engajamento da população e ensinar como eliminar os focos dos mosquitos são medidas fundamentais para controlar a transmissão da doença, mas que dias de mobilização como os propostos pela pasta têm potencial limitado e de curto prazo.

Leia na íntegra: Folha de S.Paulo