Projeto Ciência Monitorada permite acompanhamento de documentos públicos pela comunidade acadêmica

Iniciativa é do Núcleo Jornalismo com apoio do Instituto Serrapilheira, e o acesso é gratuito

O Núcleo Jornalismo, com apoio do Instituto Serrapilheira e parceria institucional com a Agência Bori, lançou o projeto Ciência Monitorada, voltado à comunidade acadêmica. O programa tem como objetivo facilitar o acompanhamento de documentos dos poderes Legislativo e Judiciário pela comunidade científica brasileira.

Disponível para pesquisadores e pesquisadoras vinculados a universidades e instituições de pesquisa ou ensino, brasileiras ou do exterior, o Ciência Monitorada permite acesso gratuito por 12 meses ao Legislatech. A ferramenta, desenvolvida pelo próprio Núcleo, monitora documentos públicos, como tramitações e diários oficiais, a partir do interesse dos usuários, elaborando e disparando relatórios personalizados para cada assinante. Os interessados devem fazer inscrição com o e-mail institucional por meio do formulário disponibilizado no site do Núcleo Jornalismo.

Cada inscrição equivale a um pacote de assinatura ao Legislatech que custa R$ 500, valor que será completamente subsidiado pelo Instituto Serrapilheira. Essa associação permite aos pesquisadores a escolha de 20 termos para monitoramento e a seleção de quais órgãos públicos desejam acompanhar, por um período de 12 meses. A cada movimentação do interesse dos assinantes, um alerta de menção é enviado por e-mail.

“A academia tem papel fundamental na qualificação e construção de políticas públicas de qualidade. Portanto, ter um monitoramento gratuito e automatizado de todas as decisões que estão sendo tomadas pelos agentes de governo facilita a participação ativa e rápida da comunidade científica em questões de interesse público”, explica a gerente de operações do Núcleo, Jade Drummond. Ela acrescenta que “o Ciência Monitorada vai potencializar a capacidade da comunidade científica de qualificar os debates em torno de políticas públicas brasileiras e melhorar o mapeamento de impactos das pesquisas desenvolvidas.”

Sobre o Legislatech

O Legislatech é uma ferramenta idealizada por Sérgio Spagnuolo, jornalista e ex-diretor executivo do Núcleo Jornalismo e coordenada pelo tecnologista Felippe Mercuri. Foi desenvolvido no primeiro semestre de 2023 como uma ferramenta de uso interno para acompanhar a movimentação de legislações relacionadas a temas como plataformas digitais, redes sociais e inteligência artificial. Mais tarde, foi criada como produto separado e comercial disponibilizado aos usuários pela perspectiva de trazer impacto.

Para usar a ferramenta, é preciso assinar um dos pacotes: Eleitor (para pessoas físicas), Administrador (para pequenas empresas) ou Legislador (para médias e grandes empresas). No caso do Ciência Monitorada, o diferencial é a possibilidade do acesso gratuito e completo ao pacote Eleitor pelos pesquisadores brasileiros, devido ao financiamento do Instituto Serrapilheira.

Cada assinatura é personalizada a partir de três pontos, sendo eles a seleção dos termos de interesse do usuário, que ele deseja monitorar nos documentos do governo, a escolha de quais órgãos públicos ele deseja acompanhar, e a periodicidade com a qual tem interesse em receber alertas e relatórios. A ferramenta, então, faz uma varredura de hora em hora em busca de menções às palavras-chave previamente selecionadas nos órgãos escolhidos pelo usuário. Os relatórios são enviados conforme a preferência do assinante.

Atualmente, a ferramenta monitora:

  • Câmara dos Deputados
  • Senado Federal
  • Supremo Tribunal Federal
  • Diário Oficial da União
  • Diários Oficiais cobertos pelo Querido Diário
  • Notas taquigráficas da Câmara dos Deputados
  • Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
  • Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Fonte: Núcleo