Dia da Mulher: SBPC realiza debates sobre o futuro da ciência brasileira com participação de professoras da UFSC

Com transmissão pelo canal da entidade no YouTube, as atividades serão realizadas nesta sexta-feira, 8 de março, das 9h30 às 12h

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) celebrará o Dia Internacional das Mulheres com uma manhã repleta de discussões no evento “Falam as cientistas: a SBPC e o futuro da ciência brasileira”. A atividade será realizada nesta sexta-feira, dia 8, das 9h30 às 12h, com transmissão online pelo canal da SBPC no YouTube.

A programação conta com a participação de duas professoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Miriam Grossi será a coordenadora da mesa redonda “Parentalidade na academia: para além de discursos”, junto com Fernanda Staniscuaski, professora Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fundadora e coordenadora do Movimento Parent in Science.

Já a palestra “Mulheres na ciência: panorama, desafios e inspirações” será ministrada por Débora Peres Menezes, professora da UFSC e diretora de Avaliação de Resultados e Soluções Digitais do CNPq.

Segundo Fernanda Sobral, diretora da SBPC, o evento deste ano tem como objetivo discutir as várias dimensões da mulher no contexto atual, no poder político e na academia, dando maior visibilidade ao trabalho realizado por elas e, ao mesmo tempo, incentivando as mais jovens a ocuparem cargos de liderança na academia. “Nós sabemos que elas precisam desse estímulo para entrar e crescer na carreira científica”, afirma.

Francilene Procópio Garcia, vice-presidente da SBPC, afirma que o evento deste ano será um momento para mergulhar em alguns debates importantes para a sociedade, principalmente naquele que precisa ser melhorado para as conquistas atuais e defender novas reivindicações por igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência