Três novas docentes tomam posse na UFSC

Apufsc-Sindical participou da cerimônia, que ocorreu na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria

Nesta terça-feira, dia 5, três novas docentes tomaram posse na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A cerimônia ocorreu na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria I, no campus de Florianópolis, e contou com a participação de José Guadalupe Fletes, presidente da Apufsc-Sindical.

Além dele, a mesa cerimonial foi composta pelo chefe de gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer, a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), Sandra Regina Carrieri de Souza, a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Prodegesp, Carla Cerdote da Silva, e a pró-reitora de Graduação e Educação Básica (Prograd), Dilceane Carraro.

Mesa composta por representantes da UFSC e da Apufsc-Sindical deu boas vindas às novas docentes (Foto: Laura Miranda/Apufsc)

Sandra Carrieri, da Prodegesp, foi quem iniciou cerimônia. Dando boas vindas às professoras, ela as parabenizou pela conquista e desejou sucesso em seu futuro na UFSC. A pró-reitora destacou que a jornada contará com desafios, mas que as docentes “também terão a oportunidade de viver numa comunidade de uma universidade considerada, por alguns rankings, a segunda melhor do país”.

Carla Cerdote reiterou a importância do contato entre os docentes e a Prodegesp durante sua trajetória acadêmica. A diretora do DDP destacou, ainda, o papel representado pelas professoras, tanto no ambiente universitário quanto para a sociedade. Ela ressaltou a alegria de quando “novas pessoas acreditam na universidade pública.”

À frente da Prograd, Dilciane Carraro também deu ênfase ao papel dos docentes na comunidade. Ela descreveu a trajetória acadêmica como um “caminho que inicia para sempre e nunca vai finalizar”, e desejou que as novas docentes “realizem muitos sonhos e trabalhem colaborativamente para continuar construindo a universidade.”

Em seguida, o professor Fletes, presidente da Apufsc-Sindical, ofereceu cumprimentos às novas professoras e fez o convite para que se filiem ao sindicato. Ele reforçou a importância da atuação da entidade na universidade, que descreve como um “microcosmo”, com pessoas de todo o mundo. Fletes reforçou o quanto o contato com a comunidade é importante, e disse que a trajetória acadêmica da docência na UFSC oferece “além do Lattes, um currículo sociocultural e político.”

Fletes falou, ainda, sobre os desafios enfrentados no ambiente universitário. Mencionando a reunião dos diretores dos centros de ensino com o reitor na segunda-feira, expressou sua preocupação com o início das aulas diante dos problemas apresentados, bem como a luta pelo reajuste salarial dos servidores públicos. Ele disse que essas questões “desafiam a ter postura concreta como movimento docente e respeitando o ambiente universitário.”

Conheça as novas docentes

CAROLINA DUARTE DE SOUZA
Professor do Magistério Superior – Adjunto A
Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Departamento de Psicologia

LUCIANA BIHAIN IN HAGEMANN DE MALFUSSI
Professor do Magistério Superior – Adjunto A
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Enfermagem

MARGOT MARIE MARTIN
Professor do Magistério Superior – Adjunto A
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Ginecologia e Obstetrícia

Laura Miranda
Imprensa Apufsc