Dia das Mulheres: “A vida me levou para o caminho de professora”

Margot Martin, nova docente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFSC, foi empossada na semana do Dia Internacional da Mulher

“Inspirar as pessoas a querer dar seu melhor em prol de uma Medicina mais humana.” É assim que Margot Martin descreve as sua expectativa com a carreira docente, que inicia no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após ser empossada na última terça-feira, dia 5. Na mesma cerimônia, Carolina Duarte e Luciana Malfussi também tomaram posse, constituindo um trio feminino assumindo cargos de docência na universidade em plena semana do Dia Internacional da Mulher.

Margot Marie Martin, nova docente da UFSC, durante a cerimônia de posse (Foto: Laura Miranda/Apufsc)

A trajetória de Margot foi, ainda que de forma surpreendente para ela, construída para levá-la até a docência. Em seu discurso durante a posse, a nova professora disse que não imaginou esse caminho mas, refletindo agora, vê que “tudo caminhou para isso.”

Margot nasceu na França, foi criada na cidade de Curitiba, no Paraná, e se descreve, inclusive, como “a francesa mais curitibana.” Fluente em seu idioma natal, começou a dar aulas de Francês aos 15 anos, ainda no colégio. Mais tarde, aos 18, mais um passo indicava seu futuro: começou a dar aulas de Química para pagar pelo cursinho, que a levou até a graduação. “A vida foi me levando pra esse caminho de professora”, resume a própria Margot sobre os passos que trilhou.

Ela se formou no curso de Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Depois de formada, decidiu por mais uma mudança, e veio a Florianópolis para fazer residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC). Agora, já como professora na instituição, Margot se diz emocionada por “fazer parte da sociedade brasileira num lugar tão importante”, em referência à UFSC.

Apesar dos indicativos de que chegaria até aqui, Margot reconhe as influências ao longo do percurso. Além dos agradecimentos que fez no discurso da posse, ao apoio recebido de todas as pessoas ao seu redor, a nova docente mencionou a professora Roxana Knobel como uma importante fonte de inspiração. Ela é docente no curso de Medicina da UFSC e atua na residência médica de Ginecologia e Obstetrícia no HU. “Quando a conheci, era um exemplo por ser uma médica excelente, pesquisadora e pessoa maravilhosa”, explica Margot sobre a professora que, ela acrescenta, “até hoje me inspira e me incentiva nesse caminho.”

Sobre essas influências e, inclusive, o seu próprio papel como mulher professora de uma área da Medicina, Margot é simples e direta. Usa, para expressar seu ponto de vista, uma citação de sua conterrânea Simone de Beauvoir: “Não há uma pegada do meu caminho que não passe pelo caminho do outro.”

Laura Miranda
Imprensa Apufsc