UFSC promove audiência pública sobre política de permanência de estudantes mães

Encontro ocorre no dia 14 de março, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na próxima quinta-feira, dia 14, uma audiência pública para conhecimento e diálogo sobre a minuta da resolução normativa da Política de Permanência de Estudantes Mães na universidade, passo importante na construção de equidade de gênero no ensino superior. O encontro ocorre na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, no campus de Florianópolis, a partir das 15h. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da TV UFSC no YouTube.

Passo importante na construção de equidade de gênero no ensino superior, a política busca reconhecer as desigualdades enfrentadas pelas estudantes que são mães, que vão desde a ausência de licença maternidade adequada à sua permanência na universidade, no âmbito da graduação e pós-graduação, até as exigências de produtividade que desconsideram esse direito.

Segundo a pró-reitora de Permanência e Assuntos Estudantis, Simone Sobral Sampaio, a falta de registros sobre a maternidade entre estudantes é outro elemento que deve ser corrigido devido à sua relevância para a construção de políticas de permanência.

O caminho percorrido de constituição dessa minuta é marcado pelas reivindicações do Coletivo MãEstudantes/UFSC. A partir desse processo, em reunião com a Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae), foi criado o Grupo de Trabalho (Portaria n.292/2023) responsável por revisar minuta e formular proposta para ampliar as oportunidades de permanência de mães no corpo discente da instituição. “Criar a política de permanência para estudantes mães torna-se elemento produtor de equidade ao direito à educação”, defende Simone.

::: Leia a minuta na íntegra.

Fonte: Notícias UFSC