Só uma em cada dez escolas do país tem profissional de Psicologia

Mesmo após pandemia e ataques em 2022, número de colégios com terapeutas especializados subiu apenas três pontos percentuais, aponta Censo Escolar

Dados do Censo Escolar mostram que o número de psicólogos em colégios do país teve um aumento tímido em 2023, mesmo após o ano anterior mostrar a necessidade destes profissionais para lidarem com problemas como a volta às aulas pós-pandemia e ataques a escolas. As informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também apontam que a presença de profissionais de segurança — medida comumente defendida por autoridades após casos de violência em ambientes educacionais — avançou pouco no período.

O aumento de escolas com a presença desses dois tipos de profissionais foi de apenas três pontos percentuais na rede pública. Os psicólogos passaram a ser encontrados em 12% das escolas. Os profissionais de segurança, em 22%.

Os dados do Censo Escolar divulgados neste ano mostram que a rede pública de Santa Catarina (escolas estaduais e municipais em conjunto) foi a que mais conseguiu contratar psicólogos. O número de colégios com esse profissional no estado mais do que dobrou — passou de 13%, em 2022, para 30% em 2023 — e assumiu a liderança no país. Alagoas também conseguiu ter um crescimento expressivo, de 10% para 25% das instituições públicas educacionais.

Leia na íntegra: O Globo