UFSC deve receber 24 mil estudantes na volta às aulas na graduação

Aula Magna com Letícia Cesarino, assessora de Educação e Cultura do Ministério dos Direitos Humanos, é uma das atividade de recepção programadas

Cerca de 24 mil estudantes de graduação dos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retornam às aulas nesta segunda-feira, dia 11, no início do primeiro semestre letivo de 2024 na graduação. Para recebê-los, a universidade preparou uma série de atividades de acolhimento e recepção, que vão de aulas magnas a apresentações culturais. Nesta segunda-feira, está programada também a Recepção à Comunidade Internacional 2024.1, para receber os estudantes estrangeiros, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no campus de Florianópolis, a partir das 8h30.

Também têm programação de recepção e acolhimento dos estudantes os campi de Blumenau e Joinville. A programação completa pode ser acessada no site Calouras e Calouros UFSC.

Aula Magna será sobre o papel da universidade na era da desinformação

A Aula Magna do início do semestre tem como título Verdade e Política na era da desinformação: o papel da universidade. A ministrante será a professora Letícia Cesarino, do Departamento de Antropologia da UFSC, que também é assessora especial em Educação e Cultura em Direitos Humanos no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e afiliada do International Panel on the Information Environment.

A aula será na terça-feira da semana posterior ao início das aulas, dia 19, às 18h30, na Sala Goiabeira, no segundo piso do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis.

O resumo da aula é o seguinte: “a digitalização crescente da vida trouxe profundas transformações nos modos de produção de verdade e identificação política, desestabilizando a confiança social nos mediadores centrais da esfera pública pré-digital: as instituições do Estado democrático de direito, a imprensa profissional e o sistema de experts construído em torno do conhecimento acadêmico. Partindo dos pontos centrais do diagnóstico sobre essa crise transversal à ciência e à democracia trazidos no livro O Mundo do Avesso, a autora abordará os desafios, mas também as potenciais oportunidades, que se abrem à universidade e à educação para a cidadania, numa democracia doravante sob permanente ameaça.”

Programação também conta com atrações culturais e cursos

A programação das atividades de recepção e acolhimento envolve também atrações musicais, como pocket shows, apresentações de dança, rota para conhecer as obras de arte do Campus de Florianópolis, além de cursos do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape), entre outras atrações. Haverá também uma recepção aos estudantes indígenas e quilombolas, na quarta-feira, 13 de março.

No Campus de Joinville, que recebe mais de 1,3 mil estudantes de Graduação a partir desta segunda-feira, 11 de março, o dia começa com um coffee break, às 8h30. Haverá uma roda de conversa com os coordenadores de curso e também apresentação musical no final da manhã, entre outras atividades. No Campus de Blumenau, que recepcionará quase 900 estudantes, também haverá coffee break, além de aulas inaugurais e atividades artísticas.

Fonte: Notícias da UFSC