Santa Catarina terá três novos institutos federais; veja onde e os detalhes

Unidades devem atender até 1,5 mil alunos cada, afirma colunista da NSC

No anúncio que o governo federal fará, nesta terça-feira, dia 12, sobre a criação de novos institutos federais em todo o Brasil, Santa Catarina estará entre os Estados beneficiados. Vão ser três unidades confirmadas para diferentes cidades catarinenses. As estruturas vão ficar em Campos Novos, Mafra e Tijucas. As indicações partiram de negociações envolvendo o Ministério da Educação. O deputado federal catarinense Pedro Uczai (PT), que participou das discussões, confirmou as novas unidades nesta segunda-feira, dia 11, ao colunista da NSC, Anderson Silva.

Da previsão feita pelo governo federal, Mafra e Campos Novos terão Institutos Federais Catarinenses (IFCs), enquanto em Tijucas será uma unidade do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os dois modelos já existem em outras regiões do Estado.

A próxima etapa, após o anúncio desta terça-feira, é a realização de audiências públicas nas três cidades para a definição dos custos prioritários conforme a vocação regional. Alguns pontos serão discutidos: Ensino Médio (Integrado, Pós-Médio, Concomitante), formação de professores, EJA, graduação, pós-graduação, etc.

Leia na íntegra: NSC