UFSC completa 10 anos em Blumenau com solenidade e homenagens

Cerimônia reuniu cerca de 150 pessoas no auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira

O campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou nesta quarta-feira, dia 20, uma solenidade em comemoração aos seus 10 anos, completados no último domingo. O evento contou com a presença de diretores da UFSC e de demais instituições federais que foram parceiras fundamentais para a implantação do campus, além da comunidade acadêmica. A solenidade foi realizada no auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira e reuniu cerca de 150 pessoas.

Cerca de 150 pessoas participaram da solenidade (Foto: UFSC/Divulgação)

Estiveram presentes o diretor do gabinete da UFSC e ex-diretor do campus Blumenau, João Luiz Martins, que também representou o reitor Irineu Manoel de Souza; o diretor atual do campus de Blumenau da UFSC, Adriano Péres; o vice-diretor, Rafael dos Reis Abreu; a diretora-administrativa, Carolina Suelen da Silva; o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rudinei Kock Exterckoter; o diretor-geral do campus Blumenau do IFC, Aldelir Fernando Luiz; o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Júnior; a diretora-geral do campus Gaspar do IFSC, Ana Paula Kuczmynda da Silveira, e, representando os demais campi da UFSC fora da sede, o diretor do campus Joinville, Diego Santos Greff.

Foram homenageados os primeiros servidores, trabalhadores terceirizados, os primeiros formados na graduação e na pós-graduação, diretores de implantação e diretores que já passaram pela gestão, bem como os pioneiros nas coordenações de curso e chefias de departamentos de ensino.

Adriano Péres
(Foto: UFSC/Divulgação)

Adriano Péres, em seu discurso, fez um breve histórico da criação e do início das atividades do campus. Lembrou também das adversidades. “Quero agradecer a todos que fazem o campus funcionar. Mesmo com todas as dificuldades, já entregamos para a sociedade resultados extremamente favoráveis. Todos que por aqui passaram, servidores e estudantes, contribuíram de alguma forma para tornar o campus de Blumenau o que ele é hoje”, disse.

Na ocasião, foi homenageado o professor Sergio Luiz Ferreira, primeiro docente nomeado no campus Blumenau. Ele contou que, em março de 2014, o local era formado por poucas pessoas. “O tempo foi passando e muitos outros chegaram. É muito bom ver essa sala cheia e perceber que, quem está chegando agora, em 2024, é tão importante quanto quem chegou há 10 anos, porque estamos todos aqui a serviço da educação para que os estudantes tenham a melhor formação possível. Em 10 anos ter quase 500 formados já demonstra o sucesso desse campus”, afirmou.

Juan Antonio Altamirano Flores, diretor geral de implantação, também participou do evento e contou que a ideia de criação de um campus da UFSC em Blumenau passou pela tragédia climática vivida pela região do Vale do Itajaí em 2008. “Naquela época, já se conhecia o avanço das águas do rio Itajaí-Açu, mas ninguém imaginava que os morros desceriam. Desde então, a UFSC esteve presente”, recordou. Logo depois, em setembro de 2009, foi criado o curso de Geologia da UFSC e, fruto disso, veio a decisão do Conselho Universitário (CUn), em 2013, de criação do campus de Blumenau.

O primeiro diretor do campus, o professor Ubirajara Franco Moreno, membro do Conselho de Representantes da Apufsc-Sindical, também contou várias histórias do início das atividades. “Foi um grande desafio, tínhamos que lidar com a ansiedade que todos tinham. Na época, a única coisa que tínhamos era o apoio do IFC e do IFSC. Com eles também fomos aprendendo as dificuldades que as instituições públicas federais enfrentam aqui na região. Ouvindo a fala do primeiro formado, eu não tenho dúvidas que esse campus já deu certo. Daqui para frente terão novas etapas e novos desafios, mas ele já deu certo”, disse.

Ubirajara Moreno, membro do Conselho de Representantes da Apufsc-Sindical, foi o primeiro diretor do campus Blumenau (Foto: UFSC/Divulgação)

“Não é para qualquer um dizer que participou da construção de um campus. Vocês que estão aqui, tanto servidores quanto estudantes, vão poder dizer no futuro que vocês participaram disso. Isso é uma oportunidade fantástica. Todos vocês estão de parabéns, esse campus é um sucesso. Desejo boa sorte nos próximos passos”, finalizou Ubirajara.

João Luiz Martins foi triplamente homenageado durante a solenidade: como um dos primeiros docentes, como ex-diretor do campus e como representante da Reitoria da UFSC. “Temos que agradecer a todos que participaram dessa trajetória, da construção desse campus, mesmo com a imposição de situações delicadas, como o pacto não cumprido e a falta de recursos. Eu costumo dizer que a universidade nunca tem fim, ela só tem começo. Conseguimos superar os desafios iniciais, mas ainda temos outros desafios pela frente e um futuro maravilhoso que eu tenho certeza que esse campus vai ter”, disse.

João também comentou sua preocupação com a dificuldade na retomada do conceito de educação superior. “Não dá para ter políticas de apoio a um único nível de ensino, é necessário que se tenham políticas sistêmicas que envolvam toda a formação do indivíduo, da creche à pós-graduação. Percebo que o Ministério da Educação (MEC) precisa retomar essa discussão, precisa olhar pelas universidades”, avaliou.

Ao final da solenidade, o Intervalo Cultural fez uma apresentação e os presentes foram convidados para um café. Um mural com fotos e informações sobre a história do campus Blumenau foi colocado no corredor do 1º andar do Bloco B, próximo ao auditório, onde ficará exposto durante a próxima semana.

Durante a solenidade, foi lançado um vídeo elaborado pelo Serviço de Comunicação e Eventos Institucionais em comemoração aos 10 anos, que agora está disponível no canal da UFSC Blumenau no YouTube. Assista:

Fonte: Notícias UFSC