Conselho Universitário da UFSC realiza primeira sessão ordinária de 2024

Conselheiros aprovaram moção de apoio à greve dos TAEs

Na tarde de terça-feira, dia 26, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (CUn/UFSC) realizou a primeira sessão ordinária de 2024. O reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e a vice-reitora, Joana Célia dos Passos, comandaram a reunião, que deu destaque à greve dos técnicos-administrativos em educação (TAEs).

Foi apreciada a proposta da moção apresentada pelo comando local de greve do Sindicato de Trabalhadores em Educação da UFSC (Sintufsc). O texto foi lido durante a sessão pelo conselheiro Renato Ramos Milis, que é um dos representantes dos servidores no Conselho Universitário.

Momento da votação da moção de apoio aos TAEs (Foto: Ariclenes Patté/UFSC)

Os docentes presentes reiteraram a importência da greve, legitimando a luta dos TAEs por melhores condições de trabalho, mas destacaram também a necessidade dos trabalhos fundamentais exercidos pelos técnicos para que a universidade consiga ofertar estrutura qualificada para os alunos.

Por volta das 16h, após debates e manifestações de 10 conselheiras e conselheiros e uma servidora, a moção de apoio à pauta de reivindicações da greve nacional dos TAEs foi aprovada pela maioria, com um voto contrário.

Antes da votação da moção de apoio à greve, a última conselheira a falar foi a professora Dilceane Carraro, que é pró-reitora de Graduação e de Educação Básica (Prograd). Ela lembrou que a Reitoria instituiu um grupo que tem dialogado com o comando de greve. “Temos buscado construir esse espaço de interlocução e negociação.”

Imprensa Apufsc, com informações de Notícias UFSC