Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público reivindica reajuste salarial à ministra da Gestão

Esther Dweck disse que irá realizar acertos com a Fazenda, pois depende do crescimento da arrecadação para falar em reajuste

Na última terça-feira, dia 26, os coordenadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, Alice Portugal (PCdoB-BA) e Rogério Correia (PT-MG), estiveram em audiência com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviço Público, Esther Dweck, para reafirmar reivindicações dos servidores como o reajuste salarial e o posicionamento contrário à PEC 32/20, da reforma administrativa.

Rogério Correia,
Esther Dweck e
Alice Portugal
(Foto: Divulgação)

Os coordenadores destacaram a defesa dos pleitos dos técnico-administrativos das universidades, que compõem a carreira mais sub-remunerada do poder executivo. A ministra relatou o mecanismo de negociação em andamento e informou que calcularam o impacto da atualização da carreira e que julga factível atendê-los. Sobre o reajuste geral dos servidores, no entanto, comunicou que irá realizar acertos com a Fazenda, pois depende do crescimento da arrecadação.

Na oportunidade também trataram da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), relatada por Alice Portugal e vetada pelo ex-presidente Michel Temer. Esther Dweck informou que há um Grupo de Trabalho formado, com todas as centrais sindicais e que esse debate entra no mérito de temas sensíveis como negociação coletiva e direito de greve.

Foi sinalizada pelos deputados a necessidade de conhecer a proposta, e a ministra se comprometeu a reunir-se com os parlamentares da Frente para apresentação do resultado do trabalho. Sobre as mesas de negociação setoriais, a representante do governo informou ainda que fecharam 11 acordos e vão montar mais 11 mesas.

Fonte: FPMSP