Docentes da UFSC decidem se entram ou não em greve, por tempo indeterminado, a partir de 15 de abril; votação inicia às 18h

Em Assembleia na manhã desta quarta-feira, dia 3, filiados e filiadas à Apufsc-Sindical deliberaram sobre a cédula de votação. Esta é a primeira etapa do processo

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pela Apufsc-Sindical na manhã desta quarta-feira, dia 3, deu início ao processo de decisão sobre a entrada ou não em greve da categoria docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No total, 277 filiados e filiadas ao sindicato participaram do evento, além de 106 pessoas não filiadas.

Votação da cédula durante a AGE (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

A maioria decidiu pela cédula de votação com a seguinte pergunta: Você é a favor da adesão dos professores e professoras da UFSC à greve nacional docente a partir de 15 de abril? Filiados e filiadas em dia com suas obrigações poderão votar nas opções “sim”, “não” ou em branco na votação online que inicia às 18h desta quarta e vai até as 18h de sábado, dia 6, exclusivamente por meio da Área do Filiado, no site da Apufsc, como prevê o estatuto do sindicato.

A AGE foi aberta pelo vice-presidente da Apufsc, Adriano Duarte, que apresentou os trechos do estatuto que tratam da possibilidade de greve, explicando como se dá a votação. Houve discussão sobre a transmissão ou não pelo Youtube, que foi mantida. Para a Diretoria da Apufsc, é uma forma de dar transparência ao processo e permitir que toda a comunidade envolvida tenha as informações necessárias sobre o assunto. 

Logo no início da AGE, técnicos-administrativos em educação (TAEs), que estão em greve desde 11 de março, e estudantes que discutem a paralisação em seus centros de ensino, fizeram um ato demonstrando solidariedade à categoria docente.

Reivindicações da categoria

Na sequência, filiados e filiadas puderem se inscrever para dar suas contribuições em relação à cédula de votação e também sobre as motivações para a greve. Professores e professoras citaram outros motivos além de serem contrários ao reajuste zero proposto pelo governo federal até o momento: a necessidade de recomposição do orçamento das universidades e melhores condições de trabalho.  

Antes de ser iniciada a votação das propostas de cédulas, o vice-presidente da Apufsc afirmou: “dizer que acabou a negociação é falso, porque há previsão de Mesa de Negociação em abril e vai acontecer. Greve antes da mesa é um equívoco. Dizer isso não significa dizer que sou contra a greve. Ela é nosso principal instrumento de negociação há 200 anos”.

Duas propostas de cédulas em votação

Por fim, foram colocadas em votação duas propostas de cédula. A primeira, proposta pela Diretoria da Apufsc, tinha duas perguntas: “Você é a favor ou contra entrar em greve por tempo indeterminado?”, com as possibilidade de votação “a favor”, “contra” ou em branco; e a segunda: “caso a maioria seja favorável à greve, a partir de quando?”, com as opções de resposta sendo “dia 15 de abril”, “depois das Mesas de Negociação de abril” ou em branco.

A segunda cédula, proposta por um grupo de professores, apresentava uma única pergunta: “Você é a favor da adesão dos professores e professoras da UFSC à greve nacional docente a partir de 15 de abril?”. As opções de voto são “sim”, “não” ou em branco. Esta cédula foi a aprovada pela maioria dos filiados e filiadas.

::: Entenda como será a votação

Votação online até às 18h de sábado

Agora, começa a segunda etapa do processo, com a abertura da votação online. Para votar, filiados e filiadas devem estar com um e-mail válido no cadastro. A exigência é feita porque caso o docente ainda não tenha uma senha de acesso ou tenha esquecido a sua, irá precisar do e-mail para possibilitar a recuperação.

::: Clique aqui e confira o tutorial sobre a votação

Assista à AGE na íntegra:

Imprensa Apufsc