Professor Nildo Ouriques toma posse como diretor da Editora da UFSC

A solenidade de transmissão de cargo foi realizada na sede da EdUFSC

O professor Nildo Domingos Ouriques, presidente do Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA), tomou posse na última quarta-feira, dia 27, como novo diretor da Editora da UFSC (Edufsc). Ele sucede no cargo o professor Waldir Rampinelli, que se aposentou recentemente após 44 anos de dedicação à universidade.

A solenidade de transmissão de cargo, realizada na sede da editora, teve a presença do reitor Irineu Manoel de Souza, de pró-reitores, secretários e integrantes da gestão, de diretores e representantes de centros de ensino, servidores técnico-administrativos, professores, estudantes e outros convidados.

Professores Waldir Rampinelli, Nildo Ouriques e Irineu Manoel de Souza (Fotos: Felipe Maciel/Edufsc)

O professor Rampinelli iniciou sua fala citando nominalmente cada um dos funcionários da editora e também os bolsistas. “A editora é a alma da universidade”, disse o professor, acrescentando que é ali que UFSC deposita seus conhecimentos, sua cultura, arte e ciência.

Rampinelli permaneceu à frente da EdUFSC por um ano e oito meses, período em que desenvolveu diversas iniciativas de promoção do livro e da leitura. Citou os projetos Livro em Movimento, que forneceu gratuitamente exemplares para bibliotecas escolares; Livro na Praça, que propiciou a comercialização de aproximadamente 3 mil livros; Feira de Livros e Edufsc Convida. Ele afirmou que procurou transformar os autores em “militantes do livro”, comprometendo-os com a comercialização das obras publicadas pela editora.

O novo diretor da Edufsc, Nildo Ouriques, analisou que a universidade é um campo de batalha das ideias, acrescentando que os debates políticos e ideológicos vêm perdendo prestígio. Ele leu um trecho de “Os livros nossos amigos”, de Eduardo Frieiro.

“Na batalha das ideias, há um domínio das metrópoles”, afirmou Ouriques, observando que os autores lidos pela maioria dos brasileiros são estrangeiros. Na atuação da editora, afirmou ele, a orientação será no sentido de garantir espaço ao pensamento crítico.

Em seguida, em ato simbólico, o reitor assinou o termo de posse do professor Nildo Ouriques na direção da Editora da UFSC.

Fonte: UFSC