Ministra da Gestão recebe deputados da Frente Parlamentar de Educação

Mais de 20 congressistas participaram do encontro com Esther Dweck e cobraram ações para valorização dos servidores

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, recebeu na tarde desta quarta-feir, dia 10, representantes da Frente Parlamentar Mista da Educação e da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas. Ela apresentou um relato sobre o que o MGI está fazendo a respeito de cada uma das carreiras da área de Educação, incluindo as negociações em curso. Ao todo, a reunião contou com a presença de 20 parlamentares, além de autoridades do MGI.

Frente Parlamentar Mista de Educação, Frente em Defesa das Universidades Públicas e Núcleo de Educação do PT com a ministra (Foto: Adalberto Marques/MGI)

Esther Dweck destacou a importância dos profissionais de educação para o país e a visão contrária do atual governo à proposta de reforma administração em tramitação no Congresso (Proposta de Emenda à Constituição — PEC nº 32/2020).

Ela falou sobre as negociações salariais, que tiveram início desde o início de governo. Reforçou que o MGI está negociando com os técnicos administrativos de Educação, com quem o governo criou um grupo de trabalho formado por MGI e Ministério da Educação, que elaborou com servidores possibilidades de reestruturação das carreiras. 

“Sabemos de tudo o que foi feito nas primeiras administrações do presidente Lula, o que mudou a realidade da Educação. Sabemos de tudo que foi importante para democratizar o acesso à educação superior”, salientou a deputada federal Ana Pimentel (PT-MG), vice-presidenta da Frente da Educação (Educação Superior). “Mas também sabemos que o cenário que enfrentamos hoje é efeito dos governos anteriores, que sucatearam a educação pública”, reforçou a parlamentar. Ela citou, ainda, que a categoria — incluindo professores e técnicos administrativos — compreende a dimensão do sucateamento promovido por governo passados. “Mas nós temos compromisso com a educação pública”, concluiu, ao lembrar do cenário adverso enfrentado pelas universidades e institutos federais, atualmente. 

Fonte: MGI