Apufsc-Sindical apresenta panorama das negociações do reajuste salarial em centros de ensino da UFSC

Pariticipações nas reuniões de departamento buscam informar a categoria

Com o objetivo de informar e mobilizar a categoria docente sobre as negociações do reajuste salarial da categoria, a Apufsc-Sindical solicitou uma breve participação nas reuniões dos departamentos de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na manhã desta terça-feira, dia 23, a Diretoria do sindicato esteve presente na reunião do Departamento de Educação Física (DEF) no Centro de Desportos (CDS). Em maio, a entidade já confirmou a ida em pelo menos 13 encontros.

Representando a Apufsc-Sindical no CDS, o vice-presidente, Adriano Duarte, explicou o processo de negociação salarial e detalhou a nova proposta apresentada pelo governo federal na última sexta-feira, dia 19.

“O governo insistiu no reajuste zero para 2024, mas mudou a proposta para 2025. Isso significa que as negociações estão acontecendo. A Apufsc-Sindical vem dizendo desde o início que a negociação não acabou. O governo tinha proposto 4,5% para 2025 e 4,5% para 2026. A proposta mudou, agora o governo apresentou 9% em janeiro de 2025. Isso é um avanço”, destacou o professor.

Adriano ressaltou que a participação dos docentes junto ao sindicato é imprescindível para o processo de luta e convidou os professores e professoras do CDS a elegerem um representante para compor o Conselho de Representantes (CR) da Apufsc. No momento, o Centro não ocupa nenhuma cadeira.

Imprensa Apufsc