Senado debate Plano Nacional de Educação

Audiência da Comissão de Educação discutiu balanço das ações do PNE. Debate aconteceu nesta quarta-feira, dia 24

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), participou, nesta quarta-feira, dia 24, de Sessão Temática do Senado Federal para discutir ações do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, que encerra sua vigência em junho deste ano. 

Plenário do Senado Federal durante sessão temática para debater o Plano Nacional de Educação (PNE) (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O MEC foi representado pelo secretário da Sase, Maurício Holanda Maia, que ressaltou a importância da pluralidade de falas no debate e no papel da Conferência Nacional de Educação (Conae) na construção do novo PNE. “Para ouvir mais pessoas, a gente sentiu a necessidade de ter uma Conae maior, mais representativa e presencial. O Fórum Nacional de Educação (FNE) já nos entregou o documento final da Conferência que vai servir para subsidiar o novo PNE”, declarou. 

Ele também anunciou que o Projeto de Lei (PL) para o PNE 2024-2034 já está pronto e que ele foi construído usando a metodologia de posicionamento estratégico operacional. “Nós fizemos 12 oficinas, com aproximadamente 100 pessoas, para levantar problemas e dificuldades na educação brasileira. Após afunilamento dos debates, definimos 20 macroproblemas, com cerca de quatro metas estabelecidas para cada um deles”, afirmou. 

Participantes 

Além do representante do MEC, participaram da audiência o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo; a assessora de Políticas Públicas da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Vivian Melcop; a presidente e diretora da Escola Brasileira de Professores, Guiomar Namo de Mello; e a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella. 

Fonte: MEC