Apresentação, palestra e exposição da obra ocorrem no auditório do CCJ/UFSC, às 19h
Acontece nesta terça-feira, dia 10, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC), o lançamento do livro ‘Beyond Molotovs – Um Manual Visual de Estratégias Antiautoritárias‘. A obra foi editada pelo International Research Group on Authoritarianism and Counter-Strategies (Irgac) e, até o momento, está disponível apenas em inglês, com previsão de traduções para o espanhol e o português. A Apufsc-Sindical e o Instituto Humaniza SC estão organizando o evento, que terá transmissão ao vivo pela TV Apufsc.
A obra ‘Beyond Molotovs – Um Manual Visual de Estratégias Antiautoritárias‘ reúne mais de 50 relatos sobre as estratégias adotadas por movimentos autoritários, a partir da perspectiva de grupos que lutam pelos direitos e instituições democráticas. No evento, o livro e o projeto do qual ele é originário serão apresentados, abrindo espaço para um diálogo sobre a relação com o cenário das lutas antiautoritárias em Florianópolis e no Brasil.
Para discutir as questões abordadas no livro, foram convidados: Paul Schweizer, professor na Universidade de Halle, na Alemanha e membro do Kollektiv Orangotango, fará a apresentação do livro e do projeto; Paula Larruscahim, pesquisadora da International Research Group on Authoritarianism and Counter-Strategies (Irgac), e que está fazendo o estágio pós-doutoral na UFSC, será a mediadora; Paula Guimarães, jornalista e co-fundadora do Portal Catarinas e Julieta Mira, pesquisadora do Irgac, do Conselho Nacional de Investigações Técnicas e Científicas da Argentina (Conicet) e professora na Universidad Nacional de Lanús, completam a lista de palestrantes do evento.
Durante o evento, os convidados discutirão as formas de combate que já se mostraram eficazes nas lutas antiautoritárias, as práticas que são capazes de defender e lutar por uma sociedade mais justa frente aos esforços neofascistas, e as possibilidades do trabalho em rede para fortalecer os movimentos que combatem o autoritarismo em todo o mundo. Também serão abordados os direitos reprodutivos como pauta na luta contra o fascismo, já que o mês de setembro marca a luta pela descriminalização do aborto.
Além da Apufsc-Sindical, o lançamento conta com o apoio da Frente Catarinense pelo Aborto Legal, do Portal Catarinas, do Grupo de Estudos em Direito e Literatura (Literar), do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sociologia do Direito (Sociodir) e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Criminologia (Poder, Controle e Dano Social) da UFSC.
Confira mais informações no instagram do Instituto Humaniza SC.
Imprensa Apufsc