Projeto de R$ 4,1 milhões do governo do estado busca combater riscos hidrometeorológicos e fortalecer segurança de áreas vulneráveis em SC, segundo o ND+
Em uma iniciativa voltada à prevenção de desastres naturais, o governo de Santa Catarina firmou um convênio de R$ 4,1 milhões com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que vai mapear 23 bacias hidrográficas para combater riscos de desastres naturais no estado.
O mapeamento de riscos visa estabelecer diretrizes para mitigar os impactos dos eventos hidrometeorológicos, problema que atinge diversos municípios catarinenses. O projeto foca na criação de planos diretores para 23 bacias prioritárias, com base na análise das particularidades geográficas e climáticas de cada região.
Segundo Rafael Schadeck, coordenador executivo do projeto, Santa Catarina tem uma diversidade de condições climáticas e geográficas. “[Isso] significa que algumas áreas enfrentam estiagens, enquanto outras são mais propensas a inundações e deslizamentos. Para gerenciar isso, é necessário compreender profundamente cada bacia hidrográfica e seu perfil de risco”.
Leia na íntegra: ND+