Conselho Deliberativo do Proifes avalia propostas do Encontro Nacional e faz balanço de 2024

Entre as principais realizações, ganharam destaque a atuação do Proifes no Fórum Nacional de Educação, na Conferência Nacional de Educação e na construção das diretrizes do PNE

Na última quinta-feira, dia 12, e sexta-feira, dia 13, o Proifes-Federação realizou a última reunião do Conselho Deliberativo (CD) de 2024. O encontro ocorreu na sede da Federação, em Brasília, e teve como principal pauta a apreciação das propostas debatidas nos seis eixos temáticos do XX Encontro Nacional do Proifes, realizado em novembro, em Goiânia. Representantes da Apufsc-Sindical participaram da reunião.

Foram discutidas as propostas de quatro eixos do Encontro Nacional: carreira e salários; o compromisso do Proifes-Federação com a defesa da ciência, tecnologia e inovação; desafios atuais no ensino superior, técnico, básico e na extensão; e direitos humanos e novos desafios. Nesta sexta-feira, os conselheiros e as conselheiras debateram as propostas dos eixos que tratam sobre aposentadoria e previdência; e organização sindical.

Os coordenadores de cada eixo apresentaram as propostas discutidas no Encontro Nacional. Após debate e análise, o CD apreciou as propostas que serão encaminhadas à Diretoria Executiva da Federação para nortear as ações do Proifes em 2025.

Balanço do ano

O presidente do Proifes, Wellington Duarte, abriu a reunião avaliando 2024 como um ano desafiador, marcado por momentos intensos, como a greve e três eleições importantes nos sindicatos federados. Apesar das adversidades, Duarte destacou conquistas relevantes, como a obtenção do registro sindical do Proifes, vitórias em 26 processos judiciais e a resistência contra tentativas de exclusão da federação das mesas de negociação.

Segundo ele, o fim do ano evidencia a necessidade de aprimorar as estratégias da entidade, mas reforça a importância das vitórias alcançadas. “É uma batalha constante”, afirmou, projetando 2025 como um ano promissor, pautado por ações propositivas da federação. 

Entre as principais realizações de 2024, Wellington Duarte destacou a atuação do Proifes no Fórum Nacional de Educação, na Conferência Nacional de Educação e na construção das diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE). A Federação também teve participação ativa na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, no G20 Social e em diversos outros espaços, inclusive internacionais. “Essas ações demonstram a força da federação, que atua de forma contínua e propositiva”, ressaltou.

Homenagem

Durante a reunião, o auditório da sede do Proifes foi batizado com o nome do professor Eduardo Rolim de Oliveira, ex-presidente da entidade entre 2012 e 2017. Os integrantes do Conselho Deliberativo prestaram uma homenagem a Eduardo, que celebrou a força e a trajetória de resistência da federação ao longo de seus 20 anos de existência.

Fonte: Proifes