As inscrições vão até dia 26 de fevereiro
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), abriu nesta quinta-feira, dia 20, as inscrições do processo seletivo para o curso de Licenciatura Escolar Quilombola EaD, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2025. O período de inscrições vai até 26 de fevereiro às 23h59.
As vagas são destinadas a quilombolas do Quilombo da Invernada dos Negros, em Campos Novos (SC), egressos do Ensino Médio; quilombolas do Campo dos Poli, em Monte Carlo (SC), egressos do Ensino Médio; professores não quilombolas que atuam na Invernada dos Negros e que não possuem formação adequada; e professores da rede pública de educação básica e/ou de redes de formação por alternância que atuem na área do curso sem possuir formação adequada.
A seleção dos candidatos classificados será realizada com base no Histórico Escolar do Ensino Médio.
Com duração de oito semestres, o curso será ministrado na modalidade Ensino à Distância (EaD), com 50% das atividades em ambiente virtual e 50% em atividades presenciais no território quilombola Invernada dos Negros. A estrutura tecnológica será composta de um polo localizado no Quilombo Invernada dos Negros, onde serão instalados internet por satélite e computadores para acesso às atividades a distância.
Para conferir o edital completo e mais informações, acesse a página da Coperve.
Sobre o curso
O curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (LEEQ) visa formar professores quilombolas para assumirem o processo de escolarização em suas comunidades, bem como nos diferentes espaços educacionais formais, não formais e comunitários.
Almeja-se que o profissional da educação formado na LEEQ, por meio de sua atividade docente, assegure o conhecimento identitário do educando, de modo que venha fortalecer a autonomia intelectual, sociocultural e desenvolver políticas educacionais respeitando a diversidade dos sujeitos sociais e com possibilidades de intervir socialmente a partir da relação estabelecida entre os saberes quilombolas e os conhecimentos científicos.
Os profissionais formados no LEEQ estarão habilitados à docência e à educação diferenciada em ambientes escolares e não escolares. Em ambientes escolares estarão habilitados para a docência no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas disciplinas e atividades curriculares escolares compatíveis com as áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, bem como na gestão e organização do trabalho pedagógico escolar.
Os princípios dos saberes afrocentrados da cultura Afro-brasileira, Africana e Quilombola serão postos como ferramentas para o desenvolvimento do ensino e pesquisas sobre as realidades das comunidades quilombolas, em seus contextos.
Fonte: Notícias UFSC