Professora da UFSC é nomeada nova diretora de Segurança da Informação do GSI

Danielle Jacon Ayres Pinto atua no Departamento de Economia e Relações Internacionais da universidade e tem experiência em cibersegurança

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) passa a contar com a professora adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Danielle Jacon Ayres Pinto. Ela ocupará a Diretoria do Departamento de Segurança da Informação da Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética. A nomeação foi publicada nesta terça-feira, dia 25, no Diário Oficial da União.

Danielle tem experiência em pesquisa na área de relações internacionais, segurança internacional com ênfase em cibersegurança e mediações de conflitos internacionais. Entre seus trabalhos de destaque estão o livro “A Geopolítica das Estratégias em Defesa Cibernética“.

Em suas redes sociais, a professora comentou a nomeação: “Hoje é um dia muito feliz e que está passando um filme na minha cabeça. Fiquei muito honrada com o convite que recebi do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para trabalhar numa área que acho das mais importantes para segurança, defesa e política externa do Brasil. Sigamos nessa nova etapa com muita energia e coragem!”.

Danielle Jacon Ayres Pinto (Foto: Divulgação)

Confira o currículo:

Professora adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutora (2019) em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), doutora (2016) em Ciência Política na linha de Política Internacional pela Unicamp, mestre (2009) em Relações Internacionais na linha de Estudos de Paz e Segurança na Universidade de Coimbra (Portugal), com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel (2007) em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, com diploma revalidado pela USP. Especialista em Estudos da Paz e Segurança pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2008) e em Direitos Humanos e Democracia pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2007). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (Geppic/UFSC), coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Internacional e Defesa (Gesed/UFSC). Pesquisadora associada ao grupo O Brasil e as Américas, da UFPE. Tem experiência nas áreas de estudos sobre poder e política internacional, estudos de paz e segurança com ênfase em mediação de conflitos internacionais, construção do poder do estado, smart power, ciberdefesa e cibersegurança. Membro da International Studies Association (ISA), da Associação Brasileira de Estudo de Defesa (Abed) e da Associação Brasileira de Relações Internacionais (Abri).

Imprensa Apufsc, com informações da Capital Digital