184 propostas são aprovadas em resultado preliminar do Programa de Bolsas de Pós-Graduação do CNPq

UFSC tem 182 bolsas aprovadas para 2025, de acordo com a divulgação preliminar

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado preliminar da chamada nº 50/2024 do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG). No total, 184 propostas de instituições foram recomendadas. Elas deverão receber mais de R$ 430 milhões em recursos.

A proposta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) contempla 140 bolsas de mestrado e 42 de doutorado. De acordo com o resultado preliminar, a UFSC é a sexta instituição com mais bolsas aprovadas, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No total, a seleção pública recebeu 210 propostas. O período destinado aos pedidos de reconsideração do resultado preliminar vai até o dia sexta-feira, dia 28.

O PIBPG apoia a formação de pesquisadores concedendo bolsas de mestrado e doutorado em programas de pós-graduação (PPG) acadêmicos stricto sensu indicados por suas respectivas instituições.

Nesta edição, a chamada trouxe um novo modelo de submissão, que permite às instituições escolherem uma faixa indicativa de acordo com sua dimensão e capacidade instalada, visando apoiar projetos institucionais de forma mais alinhada às realidades e trajetórias de cada instituição.

“Esta chamada representa um marco na evolução do PIBPG. Além de consolidar o modelo institucional adotado desde 2022, ela fortaleceu a concorrência entre as instituições de forma igualitária, democratizando o acesso às bolsas. Isso foi possível por meio da submissão de propostas em faixas, que refletem a capacidade instalada e de implementação das bolsas.”, afirma a coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq, Lucimar Almeida, 

Nessa rodada, a expectativa é conceder em torno de 4.000 bolsas de mestrado e 1.300 bolsas de doutorado.

Fonte: CNPq