AGE encaminha realização de consulta opinativa eletrônica junto aos filiados e filiadas sobre a sede da Apufsc

Os filiados e filiadas receberão as orientações de como participar da votação, que inicia nesta quarta-feira, dia 28

A Apufsc-Sindical deu continuidade nesta segunda-feira, dia 26, à Assembleia Geral Extraordinária (AGE) iniciada na semana passada para discutir a situação da sede do sindicato no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis. Nesta etapa, representantes da Reitoria responderam parte dos questionamentos feitos pela categoria docente e pela Diretoria da Apufsc. O reitor Irineu Manoel de Souza, que havia confirmado presença, não participou devido à viagem para Brasília. Nesta terça-feira, ele participa de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve anunciar a liberação de recursos para as instituições federais de ensino.

Representando a Reitoria, estiveram presentes Bernardo Meyer, chefe de Gabinete, João Luiz Martins, diretor do Gabinete, e Matheus Lima Alcantara, prefeito universitário, que apresentou o projeto previsto para a área dos blocos modulados, que inclui a sede da Apufsc. 

O presidente da Apufsc, Bebeto Marques, abriu para rodadas de perguntas dos presentes. Na sequência, os representantes da Reitoria apresentaram respostas aos questionamentos feitos na etapa anterior da assembleia. 

::: Assista à assembleia na íntegra aqui

Encaminhamentos

Após mais de duas horas de perguntas e respostas, foram discutidas possibilidades de encaminhamento com os presentes e, por fim, aprovada a realização de consulta opinativa eletrônica junto à categoria para que sejam definidos os encaminhamentos de negociações da Diretoria com a Reitoria.

Os filiados e filiadas receberão as orientações de como participar da votação, que inicia nesta quarta-feira, dia 28.

Eles poderão opinar sobre a sede permanecer no atual local, se a categoria aceita sair e quais são as condicionantes, ou se são indiferentes às duas opções.

“Foi uma decisão da AGE, praticamente unânime, para a realização de uma consulta opinativa à categoria, que não se constituirá numa decisão final, apenas para orientar e alimentar os novos debates e propostas de local para a sede com a Administração Central. Os resultados serão posteriormente trazidos para decisão final a ser tomada pela categoria em Assembleia Geral, na forma do estatuto”, explicou Bebeto Marques, presidente da Apufsc. Ele também destacou o interesse dos participantes e agradeceu: “É o reconhecimento da importância da Apufsc”.

O resultado será levado pela Diretoria aos processos negociais em curso com a Reitoria e também discutido em nova assembleia com a categoria. A partir dela é que sairá uma cédula de votação para decisão definitiva sobre o futuro da sede da Apufsc.

Imprensa Apufsc