Apufsc-Sindical realiza exposição em homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado

Fotografias ficam expostas até o dia 18 de junho no Espaço Multiuso Zahidé Lupinacci Muzart, no “varandão” do CCE da UFSC

A comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pode visitar, de quarta a segunda-feira, uma exposição fotográfica com imagens do livro “Terra”, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, falecido em maio deste ano. Organizada pela Apufsc-Sindical, a mostra fica aberta até o dia 18 de junho no Espaço Multiuso Zahidé Lupinacci Muzart, no “varandão” do Bloco A do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE).

A exposição apresenta 12 fotografias em preto e branco selecionadas do acervo da Apufsc, que conta com 40 imagens em grande formato da obra “Terra”. As fotos fazem parte das 100 que compõem o livro, produzido por Sebastião Salgado entre 1980 e 1996. Além de reverenciar o trabalho do fotógrafo, a exposição integra as atividades comemorativas dos 50 anos do sindicato.

Para o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, a miniexposição é uma singela homenagem ao talentoso fotógrafo brasileiro, reconhecido internacionalmente como um mestre em retratar, com generosidade e compaixão, os personagens de suas imagens.

O livro “Terra”, lançado em 1997 pela editora Companhia das Letras, venceu o Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem em 1998. A introdução é assinada pelo escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago. Encartado na contracapa, a edição original acompanha um CD com músicas de Chico Buarque e Milton Nascimento. A Biblioteca Central da UFSC possui exemplares do livro “Terra” e de outros títulos do fotógrafo, como “Trabalhadores” e “O Fim da Pólio”.

Imprensa Apufsc