Com previsão de demolição da sede atual, Diretoria da Apufsc e Reitoria da UFSC discutem possibilidades de locais definitivos para o sindicato

Decisão final será tomada pela categoria docente em assembleia

A Diretoria da Apufsc-Sindical e a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se reuniram na manhã desta sexta-feira, dia 6, para falar sobre as possibilidades de locais para a sede definitiva do sindicato. 

Reunião no gabinete da Reitoria (Fotos: Stefani Ceolla/Apufsc)

Em consulta de opinião realizada junto aos filiados e filiadas entre os dias 28 e 30 de maio, a categoria sinalizou, majoritariamente, que “deseja sair do local da sede Apufsc campus para outro local definitivo (edificações existentes ou terreno(s) para construção) dentro do campus”. O prédio da sede do sindicato no campus da UFSC em Florianópolis está no projeto de demolição dos blocos modulados, feito pela Administração Central.

Na reunião desta sexta, o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, apresentou ao reitor Irineu Manoel de Souza e outros representantes da Administração Central os resultados da consulta de opinião, que orienta agora as negociações da Diretoria junto à categoria. “Cá estamos na expectativa de construir uma posição final em assembleia de um local definitivo para a Apufsc. Essa será uma decisão da assembleia que será convocada em breve, conforme o estatuto. Temos o máximo interesse em resolver isso logo. É com esse espírito que estamos aqui”, disse Bebeto Marques.

O reitor afirmou que “esse é um assunto diário do gabinete” e apresentou duas possibilidades de locais definitivos para a Apufsc: o prédio Flor do Campus e um terreno em que o sindicato poderia construir sua nova sede. Já como locais transitórios, considerando o início da demolição, foram sugeridas salas da biblioteca ou do centro de eventos. Os locais serão visitados na próxima segunda-feira. 

O compromisso sinalizado pela Diretoria e pela Reitoria é de informar bem a categoria sobre o assunto.

O reitor Irineu Manoel de Souza e o presidente da Apufsc, Bebeto Marques

A reunião desta sexta dá início a esta nova rodada de diálogos entre Apufsc e Reitoria após a consulta de opinião. O resultado dessas reuniões será levado para a categoria docente em assembleia que será convocada especificamente para tratar da questão da sede. O objetivo é que, nesta assembleia, a categoria elabore uma cédula com as opções de locais definitivos, e seja aberto o período de votação para a tomada da decisão, conforme o estatuto.

Imprensa Apufsc